CulturaPop em analise #47: Remake, a constante renovação da indústria Pt 2



                          Olá pessoal

                          Continuando o tema do mês, a indústria cinematográfica tem usado a estratégia de resgate e nostalgia com o público que envelhece junto com as obras. A capacidade de dar uma roupagem nova a produções marcadas de outras décadas e tecnologias é a renovação que o modelo propõem, entretanto a recepção pode ser benéfica ou não com os novos fãs tanto quanto na bilheteria mundial. 

                          O movimento da Disney em tentar trazer de volta as suas animações dos anos 60 a 90 em formatos mais atuais como live action e reimaginações, a aposta de colocar novas visões de diretores e roteiristas atuais sobre sucessos como Rei Leão, A bela e a fera, Mogli, Pequena Sereia, Mulan, entre outros. O propósito em atualizar seu  catalogo é saber utilizar a popularidade sem ter buscar novas histórias que são incertezas, as adaptações seguem as ideias de hoje com um produto de nostalgia infantil, a formula pipoca de trazer pais e filhos para os cinema. 

                          A onda de heróis também tem sua parcela de participação, pois o sucesso massivo em bilheteria dos filmes Marvel, as boas bilheterias da DC e as séries de TV que trazem reboots, novas visões e cânone  para a atualidade. Os acertos e erros se destacam como as histórias são contadas, heróis como Batman e Superman tem falhado em se estabelecer, enquanto o projeto de Franquia da Marvel tem rendido muito dinheiro com direito a apostas em novas adaptações. 

                          Existe ainda a sequência de filmes resgatados de tempos em tempos, o exemplo de sucesso recente é Nasce uma estrela dirigido por Bradley Cooper e estrelado por Lady Gaga, um clássico que teve a sua primeira versão na década de 60,  junto ao lançamento da mesma época de Um Estranho no ninho e amigos para sempre, ambos versões de filmes originais de muito sucesso. A tendência anterior era trazer os filmes dos anos 80 de voltas as telonas, agora se retoma por memória afetiva ou aniversários os sucessos dos anos 90 como Top Gun de Tom Cruise, Power Rangers teve seu reboot atual e outros. 

                          Isso quer dizer que acabou a criatividade ? Não, os projetos maiores e mais seguros garantem a renda como as bilheterias bilionárias permitem que novos projetos ganhem vida nas telas como a nova fase da Marvel tem heróis desconhecidos a ser lançados, estúdios enormes como Warner, Sony, Paramount, Disney tem dinheiro em caixa pelos Blockbusters e deste ponto podem apostar em roteiros novos e que prometam retorno como um dia foram franquias de sucesso como Harry Potter, Transformers, Velozes e Furiosos, Toy Story, Rambo, Indiana Jones e etc. 

                         É isso, pessoal 
                        Até a próxima 

                     
 

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista