Quinta do youtube #128: Pirataria na plataforma



                            Olá pessoal 

                      O tema de hoje é a problemática relação que os filtros do youtube tem em localizar e bloquear conteúdos de terceiros, existiam jogos inteiros e capítulos de novela colocados a público desrespeitando a diretriz atual de tolerância zero sobre direitos autorais. O tamanho da plataforma é um impeditivo para uma fiscalização rápida e serem tirados do ar, entretanto é contraditório a velocidade que criadores perdem sua monetização por detecção dos robôs do algoritmo. 

                       A forma como o youtube vinha tratando os casos de direitos autorais é uma vigilância total que teve falhas absurdas, até um tempo atrás o Em Alta era recheado de conteúdos pirateados e provocando uma revolta em muitos criadores pela perda de espaço para material não original. A mudança com que as leis europeias sobre D.A. fizeram uma limpa que mudou o modo como a produção audiovisual se limita sem o direito de uso a vídeos curtos, áudios e imagens para a composição do produto final. 

                        A liberdade de criação ou a ponta contrária que é a limitação total para criar são os pontos que caminharam a transição de fase da indústria cultural em olhar sobre as suas propriedades intelectuais. A regra dos 3 strikes sempre foi o suficiente para segurar a onda de quem perdia a mão do senso crítico na condução de seus canais, poucos repetiam o erro tantas vezes de não dar crédito as imagens e músicas que usavam e tinham contas excluídas. O cenário com a crise dos estúdios é tomar a monetização dos youtubers e minando os influenciadores que os tornaram mais famosos ainda, cada centavo sobre a nostalgia parece a longo prazo que vai ser a queda deste nicho que era um dos temas de canais muito grandes.

                        O custo da limpeza da home da plataforma foi trazer um grande cinza sobre o colorido que os vídeos sempre tiveram, a questão das imagens, memes e brincadeiras sempre foi um diferencial entre estilos de canais e agora temos uma certa padronização. O modo de tratar qualquer assunto sem o background de imagens ou áudios é o aumento do tamanho dos vídeos tentando explicar e colocando links externos para municiar o espectador  de algo que há um ano atrás estaria colocado pela edição, enfraquece a cultura Pop em geral quando o elemento estético some e depende da boa vontade do inscrito para a visualização.

                 No entanto, como qualquer mudança temos os lados positivos que é maior espaço para o conteúdo original e por outro lado um bloqueio duro a liberdade de citação destas marcas que acabam por perder uma divulgação gratuita que sempre trabalhou em nome do crescimento das marcas. 

                           É isso, pessoal
                           Até a próxima 






Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio