Quinta do youtube #131: Politize-se caso tenha coragem


 
                                        Olá pessoal 

                      O tema de hoje é falar sobre a coragem de criar conteúdo politizado, a posição de certa figuras internéticas em relação ao caos social e os governos é só a ponta do iceberg que cerca a questão de risco de expressar sua opinião. As regras de convivência tornam as coisas mais veladas no momento de efervescência sociopolítica no mundo que não se reflete no youtube. 

                       As polêmicas não são recentes, a eleição de 2014 já havia certos vídeos criticando o PT e os termos que vieram a ser usado em massa, o golpe de 2016 revelou nomes como o MBL, canais de extrema direita que faziam propaganda via seus vídeos, as figuras da internet que se popularizaram e ganharam cadeiras no poder legislativo como Kim Kataguri, Fernando Holliday e Joice Hasselmann.  O que mudou foi a ala progressistas que se estabelece com os canais grandes como o Quebrando Tabu, Cade a Chave, Nostalgia, Felipe Neto e outros que falam pela centro-esquerda liberal, a somatória dos dois lados é um suposto equilíbrio entre discursos sobre os temas atuais. 

                       Para além da superfície é que o combate ao discurso de ódio sufocando o ganho de quem monetizava vídeos com conteúdo de ódio político, consequentemente racial ou misógino, fato que fez canais diminuírem de tamanho ou cessarem atividades. Os temas sociais e polêmicos tem afastados os anunciantes e no outro lado do moeda tem  sido punido a opinião expressa de modo geral fora do entretenimento, os passos de uma crise moral na plataforma. 

                          Hoje quem planeja ter esse posicionamento, de ter um canal e falar sobre isso abertamente é uma zona de risco, confusão no momento que as pessoas não sabem dialogar. O elemento principal é coragem para expressar suas ideias a esquerda, liberais ou a direita, não vai ser uma jornada fácil defender ideologia ou lutar contra preconceitos como proposta principal em meio ao fogo cruzado de discursos. 

                          O modo como a política esta entranhada nas nossas vidas reflete como é estranho não ter o direito de falar sobre isso sem levarem ao contexto de ser algo externo a sociedade civil. Os grandes youtubers se pronunciarem baseado nos altos graus de influência social é algo simples e fácil de entender que só há duas posições contra as medidas da justiça e do governo: Contra ou a favor, comentar como algo que mereça atenção e isso é liberdade de expressão na prática. 

                            É isso, pessoal 
                            Até a próxima 

                           
 

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista