Quinta do youtube #133: O problema do tal robô do algoritmo



                        Olá pessoal 

                        O tema de hoje é cobrir a última posição do youtube tanto como reclamar da hiper moralidade da plataforma em seus arranjos com os robôs que controlam o que sobe e desce de popularidade na home. O modo de qualificar conteúdo de infantil tem revoltado criadores para adolescente e jovens adultos que perdem acessos, além disso os canais de tendências modernas como sexualidade, LGBTQ+ e outros que falam de conteúdo adulto tem sido afetado com a marcação dura contra o alcance de seus vídeos. 

                       A relação com estes geradores de fatores aleatórios, os algoritmos são pequenos configurações operadas virtualmente para filtrar e escolher por um padrão inserido, assim como tantos outros sites o youtube faz o que tem disponível no mercado. A questão é que esse critério é subjetivo a um ponto que apresentava condições de produtividade, tempo de vídeo e agora foca em outro lado como politicamente correto e omissão de termos que ofendam seu maior público: Infanto juvenil. 

                        A intenção de separar cada vez mais seus conteúdos é clara, o youtube Edu, Youtube kids, Youtube Music e o Premium são o começo dessa fase. Deste ponto podemos entender que o ataque aos canais que não se converteram em kids ou tentam trabalhar conteúdos que atraiam jovens de 10, 12 anos mesmo mirando em adolescente e jovens de 20 anos, é uma tentativa de centralizar um universo autônomo de criadores. 

                    Por anos, a relação entre criadores e plataforma prezava em um respeito e ajuda com quem erguia a plataforma mundialmente, entretanto hoje temos decisões de cima para baixo com resultados de migrações constantes de streamers para outras sites do ramo, youtubers migrando para TV fechada ou netflix, canais entrando em hiatos e outras situações mais. 

                        As decisões são feitas e o algoritmo é o meio que elas se perpetuam, quem pensou nelas esta ligando mais para a situação financeira do youtube do que para sua base trabalhadora do audiovisual, o caminho é quem ficar se sujeita ao que acontece com todas as reclamações possíveis. Combater o robô é batalha perdida, tem que se aprender a se utilizar dele para crescer ou mesclar suas formas de divulgação como solução para não depender de uma monetização e publicidade que pode deixar de aparecer  conforme a onda virar para o outro lado. 

                           É isso, pessoal 
                           Até a próxima 


                          

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