Crônica da semana: Estamos no fim da década



                      Olá pessoal 

                      O tema dessa semana é a constatação que o tempo passou para todo mundo, entrando no ano de 2020 finalizaremos mais uma década e esta que foi completamente coberta pelos mundo digital. O ritmo que a vida funciona e a nossa percepção foi alterada para ter uma visão mais rápida, os anos parecem meses e o dias parecem voar, entretanto nos deparamos com a passagem de uma década para outra num piscar de olhos. 

                      O fim de uma era, as transformações desta década de 10 foram brutais como o poder da comunicação aumentou, tudo é muito mais intenso e compartilhado. O cotidiano que era mais calmo e sem surpresas se tornou um continuo reality show de famosos que ninguém conhece, a necessidade de construir imagens públicas e a noção bem distorcida de privacidade. A exposição da vida se tornou algo revolucionário como o padrão de tudo foi influenciado pelo que vemos online. 

                       Estamos ficando velhos, a geração de 90 chega quase aos 30 e esta que esteve na transição entre o analógico e o digital. O momento em que rola o processo de sentir o contexto do tempo em que se vive: os amigos casam, pessoas tem (muitos) filhos e vem cobrança do script da novela (trabalho bom, relacionamento estáveis e a cobrança por casamentos e filhos).  O peso das dores e responsabilidade substituem o pique para curtir o role com muito álcool junto a liberdade de fazer besteira, enfim é só reclamação de um jovem, quase adulto nesse mundão. 

                      A importância real de mudar de década é mais simbólica, coincidem com anos de eleição, copas do mundo e etc ,mas estão como uma data. É necessário ressaltar o valor para as pessoas, a marcação de um período da vida delas com músicas, filmes, series, celebridades, artistas que pertencem a esse momento de uma geração que vai ter essa memória afetiva. 

                      Esse texto podia sair em 2020, faria sentido do mesmo jeito, entretanto é um processo muito longo e interessante de um ano que vai marcar uma retrospectiva do que realmente deu certo e muito errado na cultura pop e por contexto em dez anos de de Internet ( que podem valer uma vida). Somos parte disso e vamos começar a analisar o que significou este período para a posterioridade, dos olhos de quando agente vai estar bem velho ou vendo de outro plano espiritual. 

                      O tempo é uma coisa cruel, demandas mudanças e nós coloca para correr atrás do prejuízo, enquanto esta no controle parece fugir pelo meio dos dedos. Temos que aprender a lidar com o modo que a contagem de calendários, relógios são apenas formas para não esquecer da data limite em que o corpo fica velho, os anos vão passando. 

                      É isso, pessoal 
                      Até a próxima 



Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025