Quinta do youtube #137: O youtube que decidiu mudar



                                 Olá pessoal 

                       O tema de hoje é entender as mudanças, a plataforma teve um projeto que foi se alterando com o sucesso que levou ao domínio do segmento e a consequente crise que levou os investidores embora. Os padrões de moralidade e liberdade foram do liberal a conservador em 10 anos, hoje temos o grande censor de Family Friendly que tem mudado a forma do conteúdo. 

                      A percepção que os tempos não são os mesmos, como diz o meme "Charles, o mundo não é mais o mesmo", muitos dos grandes pararam com seus canais e os que ficam tem que se adaptar a regras mais duras para sobreviver como adaptar linguagem ou estilo de vídeo para ser mais "familiar" ao público de hoje. O abandono recente de Lindsay Woods se soma a Kéfera, Felipe Castanhari (Parcialmente) e outros que encerraram ou diminuíram pelas circunstâncias da produção do entretenimento se tornaram mais complexas e menos rentáveis em relação a monetização/publi no contexto atual. Em outra leitura temos que a cobrança e a concorrência dos sites de streamers de games/Instagram e outros apps tem tirado o foco que antes era apenas do youtuber como uma única fonte de vídeos e aos vivos. 

                     A sensação deste "novo" youtube é a transição para um conteúdo politicamente correto, antes a promessa era a liberdade de criação e expressão como a saída do gargalo da chegada a mídia tradicional, neste ponto isso não reflete maturidade porém vem da necessidade de agradar o público e patrocinadores que transformaram em grande balcão de negócios que limitou duração, modo de falar, temas e até referências na tela com o bloqueio de imagens e strike que reduziram vídeos de nostalgias a conversas de bar. O mundo mudou muito para quem produzia do começo de 2010 e os que já vem modelados para começar agora com as receitas prontas e clichês da TV para os baixinhos nascidos de 2000 para cá. 

                       O projeto visava crescer ,mas não tanto como fez e virando uma potencia comercial tem seus impactos na situação, ter muito dinheiro resulta em cobrança em cima do conteúdo da plataforma, coisa que entre tantos canais não há algoritmo de busca que fiscalize com eficiência a propaganda de ideologias, coisas impróprias para menores e linguagem suja. A pressão por moralidade como a treta com direitos autorais são o resultado da limpeza de imagem que eles fizeram com o mercado, assim muita gente ficou revoltada e largou de mão, dando adeus ao antigo e focando num formato de outros streaming separando em categorias como Kids, Edu, Premium, Red. 

                       Tudo se muda, a matéria se reformula em outra coisa diferente, deste modo analisamos que este será o youtube de 20 com mais conteúdos simples, bobos e familiares em maioria, tendo algumas exceções com conteúdo sobre vida adulta que fazem sucesso. Os nichos ainda vão resistindo como o Booktube, Canais de futebol, gastronomia, culturapop, conteúdo orientais e outros, a dificuldade geral é a manutenção de audiência e monetização/ Publi em tempos de crise. 

                        É isso, pessoal 
                        Até a próxima 

  

       

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