Culturapop em analise #56 :O discurso feminino e feminista



                           Olá pessoal 

                      O tema de hoje remete ao 8 de março e a publicidade feminina que vem sofrendo mudanças com o tempo, o chamado "Quem não lacra, não lucra" é o discurso de um grupo que tenta difamar as novas mensagens das mulheres em relação a sociedade. Adaptar-se as novas linguagens é um processo tão natural a comunicação social e o que faz vender na mídia, o mundo gira. 

                      A temática de comerciais e textos, a reviravolta do discurso feminino tem incomodado muita gente, a liberdade de dizer o que pensa e o que tem para mudar. As marcas veem as redes sociais e se comunicam com as palavras e expressões da moda pois isso é representativo a geração atual, o que deve irritar aos mais conservadores que se acostumaram com o silêncio ou repetição de falas inventadas por homens como "se dar ao respeito", "Mulher de verdade", " do lar" e etc. 

                       Um conceito que se instaurou para quem usa a posição mais firme é o texto feminista que traz uma força e combatividade da desigualdade, algo confundido com ameaça aos homens, e por mais que haja radicalidade temos muitos pontos importantes. O "empoderamento" é um face da mudança de status social, o crescimento da voz de meninas a mulheres com as demandas de luta por espaço em todos os meios em que a hegemonia masculina é injusta. 

                       O modo como a histeria de redes sociais tem feito a questão de qualquer movimento de marca, TV em relação a falar de feminino e feminismo em forma de vídeo, publicidade é lido como tentativa de "Lacrar" para ter mais lucro, o que não é impensável pois isso é um mercado,  entretanto o papel social de qualquer plataforma de mídia é combater os preconceitos e paradigmas caducos da sociedade. Existe a exceção dos aproveitadores como as propagandas enganosas ao público feminino e o tal do Pink Money que também é alvo nas mulheres, onde a boa intenção existe como representação de um momento que esta acontecendo. 

                       A discussão é longa e não vai ter fim em um texto de um desconhecido, o fato que esta data internacional tem muito a ver com os discursos que as mulheres tem e isso não pode ser descartado. O poder que o natural equilíbrio das forças na sociedade vai gerar para minorias, as mulheres estão indo para um palanque que é conquistado justamente, a cultura Pop vai abraçar isso. 

                       É isso, pessoal 
                       Até a próxima 


Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista