Culturapop em analise #57: Giulia Be, pop a brasileira


                         Olá pessoal 

                 O tema de hoje é falar sobre o nome novo no mercado pop, Giulia Be com 20 anos consegue atrair olhares diversos e a perspectiva de uma artista internacional made in BR na sua personalidade. Descoberta pelo público da internet com Too Bad em 2019, emplacou o Hit com Menina solta no começo de 2020 e tem as portas abertas pela proximidade da língua e a voz feita para a pop music dos dias de hoje. 

           Os sucessivos flops de artistas para fazer uma sonoridade Pop de impacto até a ascensão de Anitta anos atrás, mostram que as gravadoras sonhavam com o surgimento em algum reality musical ou programa de calouros, o que pode se chamar de talento nato que seja uma aposta de carreira internacional. Os elementos específicos que constituem os gostos nacionais sempre foram um impeditivo para o momento de agora, o domínio do mercado do sertanejo, pagode, funk sempre indicaram que o Brasil não produzia popstars, entretanto o poder do pop latino com a Anitta sendo um Feat internacional e a presença da Giulia Be como alguém que é atrativo cantando em inglês e português com as ideias de clipes e lançamentos alinhados com o mercado atual criam novos caminhos. 

                 A ideia de um mercado pop nacional é uma coisa que existe em partes, os artistas como Pabllo Vittar, Luisa Sonza Vitor Kley e outros tem seu impacto porém limitados a lusofonia e países próximos como Estados unidos. O diferencial é o trabalho de marketing como formiguinhas para vencer a língua estrangeira e o papel de novidade, Anitta soube flertar com os artistas certos em seus singles para se estabelecer dentro do imaginário musical da América Latina e o primeiros passos que a jovem cantora faz com a versão de "Menina solta" em espanhol com um clipe novo. 

                  As características versáteis da Giulia Be pode estabelecer um padrão de sucesso, um baby face com uma voz ótima sem necessidade de agudos potentes, cantando uma mensagem universal como o pé na bunda em "Too Bad", Um caso amoroso em "menina solta" e soando bem em 3 línguas diferentes. A busca pela galinha de ouro pode ter chegado ao seu prêmio com o potencial dela que verá em alguns anos se dá certo ou não, parte do roteiro traçado pela Anitta ,mas agora com uma jovem que veio do Pop e para um público pop do mundo inteiro. 

                  O que será do futuro da musica pop nacional, isso é uma incógnita com todos os caminhos abertos porém o indicativo é que talvez encontramos o formato ideal da estrela pop que abraça o português e tem o poder de ser bem lida em outras línguas. O Brasil não precisa do Pop, no entanto vai ser ótimo novos espaços para além do que apenas funciona no Brasil como seus estilos marcantes: Samba, pagode, sertanejo, funk, brega e etc. O famoso Brasil estilo importação, fazer o caminho inverso do tradicional.

                          É isso, pessoal
                          Até a próxima 



                     

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista