De Olho Neles: Pandemia e o presidente muito loko


                             Olá pessoal
   
                     O tema de hoje é refletir sobre as ações do governo para conter a pandemia do Corona Vírus (Covid 19), o modo como pareceu em algum momento que o poder executivo iria construir ações coerentes, mas o que veio na sequência foi o show de ego e desencontros. O presidente consegue criar uma narrativa paranoica e prioridades questionáveis.

                      O momento é tenso e repetitivo, a quarentena como o pacote colocado pelos poderes municipais, estaduais e federais tem sido uma situação de consenso e conflito que medem a seriedade de prefeitos e governadores e o descompasso do governo em manter uma posição que reconhece o problema, entretanto tenta diminuir a questão ou ir na contramão das soluções mundiais como o suporte do emprego e das proteções aos mais desfavorecidos. 

                      A pandemia esta no ar faz poucos dias, a doença há meses e o que se esperava é a prevenção com mais rigor tendo os exemplos asiáticos e europeus com o perigo da curva de contaminação e do provável caos na saúde no auge dos casos. A orientação básica roda na TV o tempo todo com a profilaxia sendo a higiene básica associada a distanciamento social, fato é que nem todos mantém o básico como lavar as mão e ter um acessório como o álcool em gel por perto, era um detalhe da formação de cada um. 

                   O problema passa pela dificuldade do controle das pessoas que vivem no extremo de desacreditar e continuar circulando até quem já tá pilhado com a quarentena, o meio termo não existe na prática. O modo como tratamos do assunto é o ponto que a crítica política começa a fazer sentido que o Presidente B. parece não levar a sério o corona pois sua equipe foi infectada e até a cobrança vir pesada, ele não havia mexido os pauzinhos para que houvesse uma quarentena e a economia parasse para as pessoas ficarem em casa para encurtar o período de luta contra o virus. 

                     O trabalho do ministério da saúde é bom até agora com a tentativa de gerir a situação caótica e ao mesmo tempo para o viés que o governo sempre foi contra, a ciência que tenta acertar a maneira de passarmos por isso sem tantos traumas. A economia vai balançar, o prejuízo humano com o desemprego, a fome, o desabastecimento e etc e o fato principal que a maioria dos setores em crise por tempo indeterminado. O que será após isso não se sabe, o cenário é que superando Corona Vírus teremos tempos de transição. 

                      O presidente mostra o lado mais obscuro da crise, a defesa do patrimônio empresarial e a dificuldade dos povo e das lojas menores com o pouco suporte que eles vão ter com o mínimo de dinheiro que vai entrar para evitar demissões. O ponto é que a intervenção vai evitar um caos social, as pessoas mais simples vão estar numa situação financeira ruim e a retomada da vida vai ser mais difícil com o baixo capital que ainda vai sobrar no setor do comercio e de serviços. 

                        É isso, pessoal 
                       Até a próxima 

   

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista