Quinta do youtube #141: Tédio e criatividade


                              Ola pessoal 

                       O tema de hoje é falar sobre como neste momento, a produtividade não é obrigatoriamente a tendência, existe o esforço para se distrair e aos outros. O aspecto do orgânico e fluído da produção de conteúdo fica cada vez mais forte com a ausência das grandes estruturas, nesses dias de isolamento temos uma realidade diferente para quem produz e assiste.

                       A reviravolta da rotina de produção da maioria dos canais seja ligadas a empresas grandes ou pequenos negócios tem em comum a primeira parada muito difícil que é se adaptar um trabalho que é basicamente feito em casa ou a distância  sem o mesmo espaço e pessoal disponível. A figura na frente da câmera pode enganar, entretanto de produtores, câmeras e técnica envolvem equipes de 3 a 7 pessoas num vídeo que o público julga muito simples, depende de investimento e vontade profissional pois existe a mágica da edição e o bastidor de uma gravação. 

                      O fato do youtuber estar em casa não é facilitador para essa autonomia, falta de equipamento ou apoio podem dificultar a manutenção das programações diárias e o peso do isolamento pode fazer a fonte secar, afinal a criatividade depende do movimento do cotidiano. Um vlog que é um conteúdo simples e que combina com a quarentena pode ser difícil com a falta de ideias em uma rotina que não seja tão legal como as pessoas tentam vender. 

                        O tédio é um ponto que afeta a todos, do mesmo jeito que você não quer sair na varanda e tomar um sol, ficando o dia inteiro vendo netflix e cozinhando na preguiça. As pessoas estão em casa com família e colocadas numa situação limitante e isso pesa para quem tem processos criativos se sentir a vontade em meio a incerteza do que vai acontecer. Não é clima de alegria e nem tempos de ócio criativo depende de liberdade e não restrição social.

                        O sonho de ser super ativo em tempos de ficar em casa não leva a condição de casas normais: tem família, tarefas domesticas, mercado, stress e convivência. A visão que acredita que é o ideal porém é o caos, a exceção do youtuber solteiro com uma casa grande e espaço, de resto temos as pessoas cuidando de filho, sem estúdio ou faltando uma companhia para gravar, a roda não gira pois o elemento humano neste momento de proteção. 

                        É isso, pessoal 
                        Até a próxima 


Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025