Samurai Miyoshi #61: Visões diferentes

 

                          Olá pessoal 

               O tema da nossa reflexão de hoje é aprender a conviver com as rivalidades e pensamentos divergentes da vida comum, política e da artes samurais. A prática de bom comportamento até com quem discordamos, não perder a cabeça por motivos fúteis e controlar o ego a coisas que estão fora de nosso controle como a opinião alheia e erros que não te pertencem. 

 

Samurai Miyoshi

       Olá, caros visitantes 

       Homens podem ser parecidos mas, tem uma forma de agir e pensar completamente diferentes mesmo com mestres e famílias tão tradicionais como a sua, os clãs e dojos desenvolveram métodos e armas para combater criando um universo do Kendo, Bushido e filosofias de vidas que prezavam a honra até o Status militar. Respeito a diferença entre os iguais, a necessidade de criar um ambiente de paz para que a sociedade viva tranquilamente. 

       A dinâmica dos dias de hoje, muita raiva e ego tem feito que as pessoas percam a capacidade de dialogar, criando trincheiras ideológicas e clima de guerra em questões que podem ser resolvidas no meio termo onde tiramos os excessos. Todos tem tetos de vidro, as situações mudam muito dependendo do posto de vista de quem interpreta a com bons olhos ou preconceitos enraizados tornando cega a leitura do mundo. Tudo anda caminhando para um confronto quando poderia ser uma conversa civilizada. 

       Entender que a Honra, postura e calma tem sido superadas por uma necessidade de vencer, dominar o discurso e uma pressa para tudo, assim temos o problema de uma geração com valores questionáveis em relação ao passado como a construção de futuro. Tudo ser lido como uma questão pessoal é a ideia errada de individualidade absoluta em um mundo que todos os fatores se somam para um resultado final. 

       Conviver de forma saudável com outras pessoas, botar o seu ego para descansar em nome de paz por não acender o pavio, e assim colocar num mesmo lugar pessoas que veem e fazem a vida de formas diferentes das suas. Uma guerra é vencida por vários generais usando caminhos diferentes e estas são suas marcas, se estes homens que tem visões próprias e fortes lutam juntos, qual o problema de uma sociedade avançada e tecnológica não conseguem lidar com as posições opostas que sempre concorreram sem matar uns aos outros. 

      A internet tem feito um grande movimento de manada, pessoas que seguem sem pensar uma chamada violenta e cega a caça de figuras que representam pensamentos novos ou contrários. Quando se perder na correntes de extremismo, volte-se a realidade onde nas ruas se misturam quem gosta da direita, esquerda; liberal, nacionalista, militarista; Héteros, bi, lésbicas, assexuais; guerreiros, covardes, civís. A realidade não escolhe um tipo para dominar os espaços, aprendemos a viver com outras pessoas sem saber ao certo como pensam e o que apoiam, não da para ver os outros como demônios ou anjos sem uma chance de inocência. 

       Adeus, caro visitante

 

         dia 8/8 - Ano do Rato  

                三好

 

Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025