Quinta do youtube #151: Realidade x expectativa


                          Ola pessoal 

               O tema de hoje é falar sobre a necessidade de reajustar a perspectiva do período de Pandemia: os projetos ficam mais protocolares e menos ousados em tempos de pouco contato. O youtube deixou de ser sobre viagens e grandes eventos para se tornar uma construção de um cotidiano que se identifica com as mesmas dificuldades de todo mundo. 

                 A criação de conteúdo passa de visão glorificada da vida estilosa para ressaltar os conceitos básicos de criatividade, rotina e retomada de hábitos bons como cozinhar ou ler. O mundo ficou mais pé no chão de um momento a outro, o medo começou a ser percebido através da tela e destacou a quarentena como algo importante, eis uma consequência da escolaridade média acima que tem a classe geralmente. Tudo mudou e admitir isso faz parte do efeito de similaridade com a realidade de quem assiste, o fator de empatia. 

                  O modo como enxergamos o glamour de criadores é algo surreal, imaginar o status que encobria as dívidas, trabalho pesado e depressão das maioria dos mais antigos como efeitos da pressão por resultados. A humanidade tem sido a marca dos novos youtubers, a imagem fica mais cristalina com a cultura de expor os problemas para um bem público sobre responsabilidade com pessoas, sentimentos e questões raciais. Hoje não dá para ser um robô na frente da tela, tem que ter uma conversa mais forte sobre individualidade que isso traz mais seguidores a partir das próprias histórias, fato que não exclui quem faça tipo no vídeos, porém carrega mais peso em que passa verdade. 

                 Fator crucial em relação a outros tempos, a grana é mais curta permitindo menos loucuras como já foi o fato de ostentação de grandes youtubers tiveram estúdios, carros, viagens de grande porte. A vida deles continua confortável em relação a população geral, entretanto os investimentos de tempo e verba para fazer grandes programas tem passado mais por parcerias do que anteriormente, o retorno financeiro depende mais de publi e de outras redes do que já rendeu o tal  Adsense. 

            A queda e ascensão do sonho de ser criador, a taxa de trabalho até realmente ganha algo para valer é entender que o youtube já estabeleceu quem é grande e outros que corram atrás afinal não estamos numa terra arrasada e sim, num bom e gordo reino de entretenimento. Tudo é mais profissional desde o começo, até equipamentos são mais acessíveis do que parecem como um tripé, microfone e gravadores tem preços que um investimento curto da conta, assim temos que é mais simples começar com alguma qualidade, difícil é bater os números para remunerar o seu conteúdo. 

               O Brasil é um celeiro de gente muito boa e ao mesmo tempo deu palco para outros que revelaram um caráter muito questionável. A utilização da plataforma tem uma busca grande por reconhecimento artístico ou fama que tem o poder de ser um centro da América Latina que faz N canais conseguirem suas placas rápidas até a marca de 1 milhão é um ponto que muita gente passa e nem sempre é por bons motivos, comentários fora do tom aceitável ou sensualização de menores tem um peso muito grande no avanço conservador que tomou o youtube. Estragaram o brinquedo, agora é um território que tenta ser sério sabotando o alcance de qualquer seja o tema que possa o prejudicar nessa área de publicidade seja questões sociais e raciais ou linguagem agressiva para crianças. 

                    É isso, pessoal 

                    Até a próxima 




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