Jogador 2 Cabeças: Entendendo as novidades da nova geração


                                Olá pessoal 

                    O tema de hoje é videogames, a nova geração chegou e com ela, termos novos para entender das analises e especificações que vamos ter que aprender a aplicar, desde o hardware ao software temos pontos de avanço que merecem uma boa explicação. O mundo se chocou como a continua evolução do gráfico e potência de processamento, qual o limite de produzir uma experiência realistas e de longas horas em um setup que fica mais completo de fabrica. 

Entendendo: 

Resolução 4K/8K: A evolução das TV's e monitores no seu máximo

  • 4K ou Ultra HD: 3840 x 2160 pixels;
  • 8K: 7680 x 4320 pixels;

Fonte: https://www.diferenca.com/resolucoes-hd-full-hd-ultra-hd-4k-8k/

Gráficos 30/60/120 FPS: Qualidade e percepção das imagens

30 frames por segundo geralmente são a taxa de quadros usada em notícias, séries de TV e vídeo em rede, e é uma das taxas de quadros mais usadas. Se você costuma fazer alguns vídeos e deseja compartilhá-los na Internet, pode usar a taxa de 30 quadros por segundo.

60 frames por segundo pode fornecer imagens mais suaves e agora é amplamente usada em algumas TVs e jogos HD de alta qualidade.

Fonte: https://www.reneelab.biz/frames-por-segundo-ou-quadros-por-segundo.html#Ab

Ray Tracing: A melhoria na estética das cores dos cenários dos jogos 

De forma resumida, o Ray Tracing aplicado em jogos (e com RT Cores) usa inteligência artificial para criar, em tempo real, efeitos de luz e sombreamentos mais reais. Isso também vale na hora de gerar reflexos, refrações e iluminação geral mais verossímil fisicamente. A ideia é tornar a sensação de olhar para a TV (ou monitor) a mais próxima possível da experiência de se olhar por uma janela, no mundo real.

Parte desse alto processamento é graças à nova arquitetura Turing, que traz desempenho seis vezes maior que sua antecessora: a Pascal – ambas pertencentes à Nvidia.

Fonte: https://tecnoblog.net/305560/o-que-e-ray-tracing/

Octacore: Processador que usa 8 núcleos, centrais de processamento que podem emular ainda mais núcleos

 
A tecnologia Octa Core consiste basicamente de um processador que é dividido em oito núcleos e como já foi mencionado em posts anteriores, quanto maior o clock (calculado em GHz) melhor será o seu desempenho para executar diversos programas simultaneamente sem problemas com engasgos ou lentidões. 

Fonte: https://www.cissamagazine.com.br/blog/o-que-e-octa-core

SSD: Novo formato da memória super veloz

Considerada a evolução dos HD’s tradicionais, as SSDs estão presentes em notebooks mais recentes e até mesmo smartphones. A nova forma de armazenar informação é o que torna o componente mais veloz e silencioso do que as HDs.

Nesse caso, as SSDs são compostas por chips de memória flash, onde os dados são gravados a partir de uma corrente elétrica

Fonte: https://www.zoom.com.br/notebook/deumzoom/o-que-e-ssd

GPU em Teraflops (4,10,12):  Potência total dos processadores


O teraflop (ou TFlop) é uma medida usada para medir o desempenho de um processador de forma direta. Sendo mais específico, essa medida é capaz de dizer quantas operações matemáticas de ponto flutuante o processador em questão é capaz de calcular em um segundo, então o “s” de “teraflops” não significa plural, mas sim teraflop/s (teraflop por segundo).

O “tera” representa a casa decimal que esta medida está representando, neste caso a de trilhão. Então, quando a Microsoft diz que o seu novo Xbox possui 12 teraflops, significa que ele é capaz de realizar 12 trilhões de operações com ponto flutuante por segundo. Você também pode achar os flops representados por outras medidas, por exemplo:

  • MEGAflop: milhões
  • GIGAflop: bilhões
  • TERAflop: trilhões
  • PETAflop: quadrilhões

Fonte: https://www.zoom.com.br/console-de-video-game/deumzoom/o-que-e-teraflop

USB 3.0/ HDMI 2.1: Novas portas e cabos mais velozes 


Uma das principais diferenças entre as duas versões é a função full-duplex, ou seja, o modo de transmitir e receber dados de maneira simultânea. Enquanto o USB 2.0 permite apenas enviar ou receber dados, a versão 3.0 possibilita fazer ambas ao mesmo tempo. As novas portas também consomem menor eletricidade e são energicamente mais eficientes. Além disso, o novo padrão atinge velocidade cerca de 10 vezes maior que o seu antecessor (2.0) – que oferece taxa de transferência de dados de até 480 Mbp/s.

Um bom exemplo de como as entradas USB 3.0 são mais eficientes é a sua utilização nos HDs externos da Transcend. A interface de conexão USB 3.0 (também compatível com dispositivos com USB 2.0) aumenta ainda mais a velocidade dos modelos que possuem essa entrada. Eles conseguem transmitir e receber dados ao mesmo tempo, oferecendo taxas de transferência ultrarrápidas de até 10 Gb/s.

Fonte: https://suporte.bringit.com.br/hc/pt-br/articles/205048248-Qual-a-diferen%C3%A7a-de-USB-2-0-para-USB-3-0-

Para atender as evoluções tecnológicas em termos de resolução, qualidade de imagem e áudio e velocidade de transmissão de dados as empresas desenvolvem evoluções do padrão HDMI. O antigo HDMI 1.4 ganhou vida para dar suporte as primeiras imagens em 4K e atualmente o consolidado padrão HDMI 2.0 foi o que possibilitou o suporte as imagens em resolução 4K com resolução nos padrões de hoje.

Basicamente o HDMI 2.1 possui uma capacidade de transmissão de dados muito maior que formatos anteriores. Enquanto o HDMI 2.1 é capaz de até 60 GB por segundo o atual HDMI 2.0 é capaz de transmitir no máximo 18 GB por segundo. Maior capacidade de transmissão de dados representa aprimoramento de funções como HDR que pode corrigir a imagem frame a frame. 

Fonte: https://www.promobit.com.br/blog/qual-a-diferenca-entre-hdmi-2-1-e-hdmi-2-0/

Placa GDDR6 - 6 a 16 GB: A tecnologia maior em placas de vídeo 


A memória GDDR6 é uma tecnologia especializada que trata de tarefas diferentes da memória convencional do PC. Por sua vez, isso significa que deve ser construído de maneira diferente. A memória gráfica precisa de grande largura de banda, em vez de baixa latência, para funcionar bem – porque as placas gráficas movem muitos arquivos grandes simultaneamente. Em termos de computação, porém, esses arquivos estão sendo movidos de forma relativamente lenta.

Simplifique as coisas concentrando-se nos números: o GDDR6 oferece mais largura de banda e velocidade do que seus antecessores e está sendo fabricado em quantidades maiores. A maré mudou claramente para GDDR6, e esse tipo de memória só se tornará mais popular quando a próxima onda de consoles chegar.  

Fonte: https://pt.gameme.eu/memoria-gddr6-explicada-o-que-e-e-por-que-importa-para-a-proxima-geracao/

Gamepass/PSN Plus: Lojas online e serviços de exclusividade 

https://www.microsoft.com/pt-br/p/xbox-game-pass-ultimate/cfq7ttc0khs0?activetab=pivot%3aoverviewtab

https://www.playstation.com/en-us/ps-plus/

Performance Mode/boost Mode: Modos mais potentes

Essa arquitetura customizada permite inclusive direcional poder de processamento da CPU, que não esteja em uso, para a GPU, de modo a melhorar a performance gráfica. Segundo Mark Cerny, líder do projeto do PS5, é melhor usar 36 unidades computacionais com máxima performance, do que ter 48 unidades funcionando de modo capenga (ou 56 no Xbox Series X, com 4 desativadas por padrão).

Ou seja, menos é mais. Cerny diz que os clocks de pico da CPU e GPU só serão atingidos quando for estritamente necessário, e na maioria do tempo, o chip integrado trabalhará a 90% da potência.

Fonte: https://tecnoblog.net/meiobit/418725/sony-playstation-5-ps5-especificacoes-ficha-tecnica/

https://meuxbox.com.br/xbox-series-x/xbox-series-x-alcanca-os-14-6-teraflops-com-boost-mode-contra-os-10-2-tflops-do-ps5/

Jogos sem carregamento de tela: O avanço do SSD

https://manualdosgames.com/jogos-do-playstation-5-quase-nao-possuem-carregamento/

Na prática, isso significa que um console como o Xbox One X carrega todas as texturas que compõem uma cena, mas utiliza apenas cerca de 1/3 delas. Em termos computacionais, isso não só é custoso como compromete o desempenho do sistema como um todo. Então qual a solução?

Com o sampler feeback streaming, a Microsoft encontrou uma forma de carregar apenas os “pedaços” de textura que serão exibidos para o usuário, uma maneira inteligente de tornar o funcionamento do armazenamento e da memória mais eficiente e menos custoso. Dessa forma, tanto Xbox Series X quanto Xbox Series S renderizam apenas aquilo que é visível para o jogador, determinando a dedo quais pedacinhos daquela textura gigantesca que pesa 8 MB precisam ser "recortados" para aparecer em cena.

Fonte: https://canaltech.com.br/games/xbox-series-x-series-s-tecnologia-nova-geracao-171608/

Feedback Tátil no controle Dualsense: Novidade do PS5

https://super.abril.com.br/blog/bruno-garattoni/controle-do-ps5-usa-nova-tecnologia-de-feedback-tatil-e-o-resultado-e-revolucionario/

Expansão SSD de 1TB da Seagate: Acessório vital e caro

 https://tecnoblog.net/369717/xbox-series-x-e-s-terao-expansao-de-1-tb-por-us-220/

https://www.oficinadanet.com.br/games/33324-ps5-tem-preco-de-ssd-compativel-para-expansao-revelado

Mídia física opcional: Uma nova opção desta geração

Enquanto o Xbox Series S traz cortes consideráveis no hardware para ser o console mais barato da geração, o PS5 Digital Edition segue um caminho diferente. O produto traz exatamente o mesmo hardware que a edição principal do console da Sony.

Ou seja, tanto no PS5 quanto no PS5 Digital Edition, você consegue rodar jogos em até 4K e 120 frames por segundo. A oferta de conteúdo e serviços é exatamente a mesma. Logo, se o jogo roda no PlayStation 5 convencional, também roda na Digital Edition.

Fontes: https://jornaldosjogos.com.br/playstation/ps5-digital-edition-vale-a-pena-comparativo-ps5-sem-midia-fisica/

A saída do leitor de disco é uma perda, pois tira a possibilidade de comprar um jogo usado por um valor mais barato, mas a arma principal da Microsoft mais que compensa isso: o Game Pass. A assinatura de games da empresa traz uma biblioteca ampla de títulos de alta qualidade, em uma quantidade maior que qualquer gamer pode dar conta, e ainda vai ficar mais robusta com a entrada dos games da EA e também a compra de diversos estúdios relevantes, incluindo a Bethesda, recentemente.

Fonte: https://adrenaline.com.br/analises/v/66605/xbox-series-s-vale-a-pena-o-mais-barato-da-nova-geracao

Base do PS5: Acessório fundamental

https://psxbrasil.com.br/veja-fotos-com-as-dimensoes-que-mostram-o-tamanho-do-playstation-5-dualsense-e-a-base/

               

                   É isso, pessoal
                   Até a próxima 


 

 

 


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