Culturapop em analise #76: Loading, a nova aposta jovem na TV

                           Olá pessoal 

                  O tema de hoje é se aprofundar no significado da Loading a TV Aberta, quase sete anos após a falência da emissora jovem mais marcante do Brasil, A MTV , as concorrentes se retiraram ou fecharam seu sinal para o público geral por não conseguir audiência, algo que nem mesmo os 23 anos de funcionamento da mesma, teve muito êxito porém manteve um meio de difusão de musica e cultura voltada a uma parcela do público que se afastou deste modelos tradicionais. 

                   O novo projeto dos antigos donos da Abril, empresa que era a detentora da concessão que usa a MTV Brasil, restaura a tentativa interrompida de criar a representante do público jovem e jovem adulto com agora um novo foco, a música sai - Meio que o Multishow controla hj em dia - e entra os games e cultura Pop, a função da chegada de uma nova emissora é buscar a grande massa da internet ter um canal para ver seus assuntos discutidos em acesso gratuito, um tiro no escuro do Brasileirinho que abriu mão da TV em 2013 e 2017 (Fim da MTV e da Mix), neste três anos o que se fortaleceu foi a Twitch e o Youtube que ocuparam o papel de informar e divertir os órfãos de conteúdo como series, músicas e entretenimento adolescente. 

           Oficialmente, os direitos da multinacional americana retornaram a Viacom e estabeleceu o canal pago MTV que é um lugar onde reproduzem conteúdo enlatado da matriz ou programas originais que tem temática de pegação, polêmicas e outras. Assim, de fato no sentido da aposta em programação de entretenimento e cultural musical, se esgotou em 2013 apesar de que houve alguma migração de público, claro aquele que consumia muito dos programas besteirol que se usava para fechar a grade. 

                 A percepção inicial é que a intenção é boa, o investimento em inserir Cultura pop (Cinema, series, streaming, TV, literatura) e cultura gamer, além da reintrodução oficial em maior escala de cultura asiática (Animes, mangas e Doramas), buscando mesmo em tempos de informação em redes sociais e plataformas, conseguir em um médio prazo reverter a saída do hábito de ligar a TV e ter uma emissora favorita, como a geração 90 e 2000 tinhas. 

              Uma aposta em ser divertido, colorido e cheio de novidades, trouxe apresentadores que as pessoas gostam e carismáticos, os temas prendem a atenção e na projeção, o interesse deve aumentar quando as pessoas descobrirem o canal no cotidiano. Tentar captar o que parece ser comum na juventude de hoje: Nostalgia, Cultura Oriental, Feed de debates sobre series e filmes, jogos seja um campeonato ou noticiário geral e tudo de forma mais leve possível. 

                Um ponto a se pesar é que a ilusão de ser moderno e refletir o pensamento contemporâneo, caiu por terra com a acusação de censura e demissão da redação programa de E-sports que teve duas edições e se implodiu, a imposição de ser entretenimento livre, não pode ser um impedimento para a prática jornalística, afinal um jornal não pode ser limitado a falar bem por força de contrato e também ter liberdade de criação de matérias cortadas, você consegue criar um ambiente robótico mas, não peça os maiores profissionais do mercado para isso. 

                 O balanço é que com ajustes, boas escolhas a longo prazo pode vir para ficar, se o poder de atrair fãs e fidelizar nem que seja os seus primeiros pontos de audiência, sobreviva aos primeiros anos. Todo desenvolvimento depende de se fazer visto, convencer o jovem a largar o streaming de dia para ver TV mesmo que seja por poucas horas, nostalgia ou novidade. O público jovem tem um espaço, o que vai ser feito com ele é o X da Questão, tem bons produtos e patrocinadores, além de material humano. 

                     É isso, pessoal
                     Até a próxima 

   

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