Samurai Miyoshi #66: 3 segredos para não enlouquecer


       Olá pessoal 

      Retornando ao cerne de muitas questões, a reflexão que vamos fazer hoje é bem simples e sem pretensão de mudar o mundo, apenas o que acontece na sua cabeça. Há muitos mais que três segredos para a sanidade, estes são apenas alguns que eu quero lhe indicar.

 Samurai Miyoshi:

Bem vindo, caro visitante

   A loucura é o problema que atravessa a humanidade, enfrentamos coisas que nos tiram do eixo e respondemos de formas diferentes: o equilíbrio ou a busca dos extremos, assim como na pena e a espada, a modernidade nos coloca obstáculo a um caminho feliz de existência.  A visão que temos sobre normalidade e na fiscalização do que se desvia das nossas próprias medidas é única, assim cuidar da saúde mental é uma ferramenta importante seja no passado ou presente, mesmo que o termo para isso no passado seja outro. Temos uma grande curiosidade sobre o que faz uma pessoa perder o rumo das próprias ideias, isso faz com que buscamos entender segredos para uma mente saudável.

    O primeiro segredo que vamos revelar é um hábito simples: ter fé, uma filosofia de vida, uma direção, um norte e etc. Isso não quer dizer que a necessidade de ser religioso, os samurais podiam ser apenas seguidores do Bushido tanto quanto seguirem as mais diversas religiões ou filosofias presentes no Japão, a escolha de como lidar com o sentimento da vida e morte. O  que se adapta para os dias de hoje é que a mente vazia é espaço para se perder nos próprios conceitos que distorcemos para fazer sentido, a orientação de alguém ou de Deus pode nos dar sinais para evitar a perda dos pensamentos coerentes.

    O segundo segredo é a tempo de cura, um dos fatores que nos leva a instabilidade da cabeça é não cuidar de nos mesmos seja física ou mentalmente, expor nossas dores e ter lutos quando necessário são parte do processo. A preparação de batalha envolve a limpeza dos pensamentos, nos outros dias o ócio tem espaços para organizar os sentimentos e buscar equilíbrio no cotidiano onde pode se rir ou chorar; O reflexo disso para o nosso tempo é que por mais que tornem a vida automatizada e fria, valorizar suas emoções e se permitir sentir as coisas que passam por nós seja tristeza ou alegria, superar nossos traumas no nosso tempo. Evitar que o mar de tristezas ou de dores sejam naturalizados enquanto na verdade, são apenas fases duras e inevitáveis.

  O terceiro segredo é o momento de relaxamento, a hora que a mente pode escapar e acumular momentos de leveza, assim complementando o parágrafo anterior é entender que sem diversão e distração em certas oportunidades, nenhuma cabeça vai funcionar.  A alternância entre paz e guerra, o tempo que nada tem pressa e pode ser apreciado, viver com simplicidade; É compreensível que o cotidiano do mundo capitalista vive seja uma tensão tão grande, a nossa missão é conseguir essas brechas de lazer, hobbies e atividades que sejam menos urgentes e feito para acalmar mente e corpo.

   O mundo é grande, ideias são muitos maiores e tem muitos outros modos para não enlouquecer, fica para outros textos futuros em meio a crises maiores.  Enfim para não ficar só no plano teórico, estenderemos a algumas dicas práticas para aplicar os 3 segredos de hoje:


 

1.  Espiritualidade é praticar desde oração, meditação ou leitura sem necessidade de ser um texto puramente sagrado como a Bíblia ou Alcorão. Acreditar em energias, natureza ou culturas antigas é importante se faz parte da sua mentalidade. 


 

2. Equilíbrio emocional é saber ser transparente e aceitar seus diversos momentos seja triste, feliz, raiva, preocupado, leve, pesado e etc. Evitar a Euforia ou a extrema tristeza como se fosse comum, continuo e infinito; Nada dura para a sempre, emoções são como um rio: elas passam só uma vez e quando acontecem de novo são diferentes. 


 

3. Ninguém vive sozinho, ter um mínimo ato de escrever, desenhar, conversar faz com se compartilhado teremos uma experiência que relaxa nossa mente. Busque viver: Ter uma conexão com um animal ou pessoa, praticar um esporte, ler um livro, passear, flertar, ouvir música e etc, apenas assim se tem leveza. 

Volte logo e uma boa viagem 

  Dia 10/04/22 - Ano do Tigre  

                 三好


 

 


 

Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025