Crônica FHM da semana: O momento mágico do futebol


 

                 Olá pessoal 

         O  texto da semana é mais um daqueles que vem atrasado, entretanto o modo como o tema é universal e atemporal pode me dar a desculpa de faze-lo num domingo a noite. Viradas miraculosas na Liga dos Campeões, finais surpreendentes nas ligas inferiores da Europa, surpresas interessantes da Copa do Brasil e outros casos mostram que existe muito mais esportes além da analise esportiva do óbvio e dos dados, tem seu valor mas, não explica o dito: Inacreditável, o milagre dentro das quatro linhas. 

       O olhar do mundo ao ver o Real Madrid parar por uma apoteótica virada aos 89, 90 e 95 minutos, frente ao melhor técnico da Europa cair de novo na hora H e ir para a final de jogo único pegar o que podemos dizer o segundo da lista. O 3 a 1 no Bernabeu é algo que vai ficar na história, os Merengues tem seu peso e uma cultura vencedora tão enraizada que mesmo um ano de instabilidade: campeão nacional e finalista com méritos de quem sabe reagir na frieza e no talento de seus craques. Rodrygo, Benzema, Vini JR, Modric, Cortuois tiveram seus brilhos individuais para transformar o inferno na fase de grupos no céu de brigadeiros durante o mata mata, botando a mensagem clara no ar, nunca duvide da mística de um time no torneio que mais se sente a vontade. 

          A coisa que mantém vivo o futebol é que por mais técnico e planejado que seja, temos os dias que qualquer lógica, dados, projeções e etc, não passam de contexto para partidas que são ótimas e históricas a vexames sem explicação. O rotulo de azarão, favorito, rolo compressor, amarelão e outros são marcas deixadas pelo tempo, um time ganha sua fama e ela fica registrada pelos jornais, TV e hoje canais no youtube, vamos lembrar pela força destes momentos que embarcam no imaginário popular que se clube A ou B é maior, se tal geração foi fracassada por perder mais de uma final e assim é que se construiu nossas memórias esportivas seja no Brasil, América Latina ou Europa. 

         A  nossa paixão se relaciona a coisas que vemos acontecer e nos prendemos de vez ao esporte, claro que isso se aplica a muitos esportes além do futebol, porém o alcance é global e reflete experiências que são massificadas. Já foi dito em "O Segredo dos seus olhos" (La pregunta de sus ojos em ES) é uma paixão imutável ser torcedor do seu time, podemos mudar de pais, cidade, mulher, religião e no fim talvez sofreremos pelo mesmo clube ao passar da vida, isso se você não for um modinha que torce só para o que ganha. 

         O que torna mágico o futebol no cotidiano é o poder de criar um cenário que parecia complexo, impossível e do nada: ocorre a virada, o gol de empate que qualifica, o lance antológico que fica a milímetros de entrar, a atuação da vida de um jogador. Vamos viver o esporte nos seus dois polos extremos, o prazer de ver um jogo completamente imprevisível ou a calma para analisar o momento dos times e entender qual é a aposta mais segura, afinal o crescimento da aposta esportiva é só um sinal que as pessoas estão cada vez mais conscientes dos dados e também seguem seus instintos para acreditar no time mais fraco ainda pode vencer o mais forte. 

Dica final: Apostas são arriscadas, causam vícios e podem quebrar uma família, então aposte com consciência, ao menor sinal de compulsão tente procurar ajuda profissional.           

             É isso, pessoal

             Até a próxima

           




  

Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025