Economia e vc: #1: O que é economia?

 


      Olá pessoal

     A matéria prima desta coluna é a materialidade desse sistema, a moeda e as relações sociais que se desenvolvem em cima disso, por exemplo: Patrão e empregado, o rico e o pobre, mercadinho de bairro e mercado financeiro, o banqueiro e o bancário e outros polos opostos, o importante é colocar você nessa equação. 

    O dinheiro da vida real é aquele que a gente toca ou tem controle de verdade, as quantidades que se usa para a sobrevivência do dia a dia.  O primeiro conceito que vamos aproveitar é a inflação, taxa calculada dos aumentos do custo de produção que refletem em preços finais na gôndola, isso se baseia nas atualizações do piso salarial (mínimo estipulado para cada categoria laboral sindicalizada) para cada período de tempo, refletido no salário mínimo.

     O dinheiro dos outros é esse ecossistema: a especulação sobre a terra, a floresta, a água e o ar, a guerra invisível da natureza contra a produção em massa.  A nossa opinião tem pouca importância para aqueles detentores do poder que legislam sobre mercado potencial, quer dizer a briga com os ambientalistas sobre desmatamento e floresta em pé, passando pelos governantes destinam a conservar ou destruir tudo.

     A economia de um país, o peso da política em criar as condições de dignidade ou extrema pobreza como estratégia de Estado vide nacionalismo, trabalhismo, neoliberalismo e outras escolas da economia. É mais difícil entender os movimentos das pessoas que podem definir tudo: liberal, conservador e nacionalista, do que sentir os efeitos práticos destas ações, afinal a sociedade esta acostumada a ser afetada e reagir a cada crise dentro do sistema.

      Nesses três pilares, vamos construir nossa relação com você e a economia; Do simples ao Estatal, tudo passa por esta vontade de aumentar ou diminuir os preços, o conforto social e os impostos. 

É isso, pessoal

Até a próxima



 

Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025