economia e vc #2: demissão em massa no setor das tecnologia, o que significa ?


        Olá pessoal 

   O tema de hoje é a repercussão das ondas coordenadas de demissões nas maiores empresas de tecnologia globais, desde o setor de entretenimento eletrônico até as controladoras do mercado como o Google, Microsoft tem anunciado despensas em grande número em modelo comum em cortes de gastos na casa de bilhões de reais, algumas centenas de milhões de dólares ou euros. Tudo isso se coloca na crise onde as apostas do deus mercado deram errado e os investimentos estão sendo retirados, o que nos coloca em uma situação de desemprego global em um setor que parece não se recuperar tão rápido. 

      A questão que se desenvolve aqui é a falha do mercado do bitcoin e a previsão de regulação das Fintech como um cheque mate dentro da projeção do setor em crescer exponencialmente, estamos falando de territórios que prezam pela sua própria defesa econômica que vão por na rédea a circulação do dinheiro via virtual. O que conecta a perda de emprego de milhões a esses movimentos, imaginar a desvalorização e os prejuízos que estas gigantes do mercado tiveram com os seus investimentos nas novas moedas, meios digitais como bancos e redirecionar o seu dinheiro guardado para as IA's (Inteligências artificiais), assim o funcionário vai pagar a conta como a parte descartável da equação. 

       Crise econômica é uma palavra que nunca sai de moda, o setor de entretenimento sofre com isso nas suas proporções, o auge da capacidade é também o ponto que esta quase quebrando o próprio sistema por dentro com o fato que jogos tem ficados mais caros que nunca e o que já era desumano tende ao insuportável com o tamanho médio de um jogo principal em horas (30 a 100h), assim prazos tem chegado a impossibilitar sua execução sem práticas abusivas ou adiamentos de mais de dois anos. Tradição de décadas, empresas responsáveis por grandes franquias quebrarem ou serem compradas, este processo tem ficado acelerado com os problemas financeiros do setor, games dão muita grana, porém são um tiro no escuro, assim a dança das cadeiras nos estúdios da Sony, Microsoft, EA, Nintendo tem aumentado a instabilidade de um mercado de trabalho conhecido por ser destruidor. 

       O que diz todas essas noticias é que o momento de expansão acabou, as empresas globais e até as Startups vão ter cuidado, se antes havia espaço para entrar no mercado de trabalho de tecnologia nos níveis mais altos para todos os profissionais, vale esperar um momento melhor para se arriscar afinal centenas de pessoas voltam a buscar uma posição. Relação entre os investimentos de bilhões e as vidas de milhares de pessoas afetadas pela crise no setor é que estes empregos são tão frágeis como uma posição na linha de produção. 

       É isso, pessoal

       Até a próxima


Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025