FHM #155: Problemas na lei da SAF, Palmeiras forte e o Mundial de Clubes.

       Olá pessoal 

      As últimas semanas foram bem animadas no futebol brasileiro, vamos comentar alguns destes fatos que marcaram o fim de janeiro, como as declarações sobre a Lei da SAF no Brasil ditas pelo Investidor do Botafogo - Jonh Textor - , a Supercopa do Brasil com a vitória do Palmeiras e a expectativa do mengão para o mundial onde pode encarar o Real Madrid na final. Essas e mais outras noticias que apareceram, a partir de agora no FHM. 

       A onda da SAF's (Sociedade anônimas do futebol) tem trazido esperança e muitas mudanças em todas as regiões do país e um assunto tomou conta da questão que é o quadro trazido pelo Norte Americano Jonh Textor sobre a dificuldade de aplicar as vantagens descritas na lei que permitiu a chegada de investimento e formação de clubes empresa sob o domínio SAF. O clube carioca tem sentido o peso da alienação jurídica de varas não esportivas sobre a proteção que um time que vendeu o controle do seu departamento de futebol teria segundo a lei, cobranças e penhoras que fogem ao RCE (Regime centralizado de execuções), meio que garante uma fila de pagamentos em ordem de valor requisitado pela justiça recolhidos 20% do faturamento, essa prática de execução de dívidas fora do planejamento hoje pode prejudicar o time da estrela solitária, entretanto pode ser um mal sinal a Vasco, Cruzeiro, Galo, Portuguesa e outros que serão cobrados no futuro. 

       Falando de clubes que estão distantes da necessidade de venda, Palmeiras e Flamengo são os próximos temas, o sucesso alcançado no começo da temporada se contrasta com o sonho Rubro Negro do titulo do mundo. Duelo que marca sempre os dois mais fortes clubes do Brasil, a Supercopa teve o palco do Mané Garrincha em Brasília, uma partida cheia de gols seja pelo ritmo de ataque ou do claro sinal de falta de pré temporada, assim o 4x3 para o Palmeiras demonstrou que a confiança na sequência de Abel Ferreira deu efeito sobre a nova aposta em VP no comando do Flamengo. Mesmo derrotado, o foco do time do Portuga traíra é conseguir fazer um bom papel neste penúltimo mundial de clubes do modelo atual, tendo o início hoje com a vitória do Al Ahly em chave que leva ao rival do Real Madrid, o embarque do time ao Marrocos tem a perspectiva do título contra o favorito espanhol. 

Rapidinhas

SPFC: chegada de reforços busca ocupar espaços vagos no elenco e dar melhores expectativas a Rogério Ceni; Erison chega como reserva para Calleri, Lateral direita e zaga prometem ser problema para o restante da temporada. 

Portuguesa: Após troca de técnico, a Lusa busca recuperação no Paulistão, com poucos jogos a frente tem aposta em Gilson Kleina para manter-se na elite e fazer boa temporada. 

Vasco: Sequência de resultados fracos e falta de entrosamento com reforços, a Nova SAF do RJ tem problemas para se montar como esperado, ano promete ser duro na primeira divisão. Vale a pena acompanhar se as peças vão se encaixar para um time ao menos competitivo. 

Cruzeiro: crise com Minas Arena afasta a Raposa do Mineirão, baixo teto salarial limita reforços do Cruzeiro e alguns negócios melam. Ronaldo deve ter um ano duro devido a situação caótica financeiramente, se lembrem que a Lei da SAF tem funcionado de forma irregular, fiquem de olho. 

Atlético Mg: Preste a inaugurar nova arena em Minas, clube tenta preparar ano melhor e tem possibilidade de enfrentar Palmeiras no jogo de abertura. 

Grenal: Na disputa de times do Sul, Grêmio investe na sua volta a Serie A com Suarez e esquadrão para fazer um ano de afirmação enquanto o Inter, mantém base para 2023 e não cria muita expectativa. 

É isso, pessoal

Até a próxima 


Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025