Jogador 2 Cabeças: Franquias, hiatos e vendas.


 

       Olá pessoal 

       O tema de hoje é franquia de vídeo game , jogos que constroem legados através de trilogias ou até mais de décadas de lançamentos acompanhando à evolução dos consoles, lembrando dos exemplos mais clássicos como Mario, Sonic, The Legend of Zelda e outros. Entretanto, o fator que move os interesse na indústria é lucro e por isso, diversos estúdios fecham ou são comprados por ter propriedades muito interessantes, assim as grandes Holdings (conglomerados que englobam empresas sob o domínio de uma grande empresa) do mercado tem tornado a vida dos fãs de videogames, uma montanha russa ao enterrar ou reviver franquias em tentativas nem sempre frutíferas. 

        O setor de tecnologia funciona como um mar onde o peixão maior come o menor, isso na prática se reflete na compra e venda de estúdio de desenvolvimento de jogos, colocando em mais detalhes é que equipes menores apostam e criam um sucesso, depois vem uma holding ligada a uma marca poderosa como sony, Microsoft e etc, ou publisher para aproveitar o talento ao compra-la e botar para desenvolver ou continuar projetos primário ou secundários. Tirando as exceções de Nintendo que protege bem o seu território, o resto do ecossistema do entretenimento eletrônico é composto da briga de espaço, compras de direitos de sucessos comerciais para fazer as contas seguirem no azul - o grande motivo da falência de estúdios ano sim, ano não - e deste modo fica cada vez mais difícil saber quem é a dona do jogo que você gosta e se seu futuro esta garantido ou ameaçado se houver um anúncio da expansão de uma marca global. 

      Vamos a pontos que interessam ao público geral com as três perguntas mais óbvias a se fazer sobre este assunto: Hiato, Transição de geração e vale apena estar na mão de uma holding forte. A franquia de jogos esta parada significa que esta em um momento de baixa e não recebe investimento ou foi adquirida por uma empresa global que não se interessa em produzir novos jogos ou relançamento; Meu jogo favorito esta parado a mais de uma geração para trás, devo me preocupar, sim e com motivos pois, nostalgia vende e se nenhum remake ou portabilidade ocorre é que esta esquecido sendo a razão o tópico anterior; A resposta sobre ser uma franquia na asa de Playstation, Xbox, Take Two e outras é depende do título, jogos muitos conhecidos raramente caem no ócio, entretanto os sucessos regionais ou indies podem ser encaixotados no volume de produção do ano e ser deixado sem divulgação, e um terceiro modo é ser colocada de lado mesmo tendo uma grande base de fãs e jogadores ativos. 

Exemplos de Franquias para deixar claro o assunto:  

Nintendo: Mario, Legend of Zelda, Kirby, Splatoon, Animal Crossing, Fire Emblem

Sony: God of War, Uncharted,Little Big Planet, Horizon, Ratchet & Clank, The Last of US, Gran Turismo

Microsoft: Halo, Wolfenstein, Gears of War, Forza, Age of Empire, Doom, State of Decay 

Eletronic Arts: Dead Space, F1, Harry Potter, Esportes (NFL,Madden,NBA,NHL), The Sims, Sim City, Battlefield, Titan Fall 

Square Enix: Final Fantasy, Kingdom Hearts, Dragon Quest, Just Cause, Life is Strange, Sonic

        A grande realidade do mercado é que o custo atual de produção e o foco no mercado mobile faz com que seja de um jeito ou outro, todas as franquias tendem a ficar vivas, o preço disso é estar em jogos mais baratos, para smartphones ou aparecer em ports e entrando em catálogos de jogos retrô. O desejo de cada fã é que uma nova grande aventura seja colocada no mercado, tudo depende de um fator: Sorte, dos direitos serem adquiridos e haver interesse em reviver a popularidade ou nunca sair de moda como os Eternos Mario, Pokemon, Futebol(EA FC, antigo FIFA e eFootball, Antigo PES), Battlefield e Call of Duty. 

        Depois deste texto, não se perca mais como seu jogo ressurgir depois de uma década ou simplesmente sumir de um pulo de geração de console. O dinheiro manda e franquias são uma moeda de troca, gerando jogos memoráveis e outros que colocam em hiato de anos até um port, remake ou nova aposta. No fundo o que todo fã quer é ter chance de mais uma vez jogar com seu personagem ou no mundo favorito seja por mais um game lançado nas lojas. 

       É isso, pessoal

      Até a próxima 


Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

Giro dos esportes #18: Noticias gerais