Quinta do youtube #159: Canais de futebol - queda e ascensão

      

       Olá pessoal

     O tema de hoje é a situação do cenário de canais de futebol, estamos no país do sonho de ser jogador e da necessidade de dar certo e isso combinado gerou o cenário para criar um segmento de diversos canais fortes de youtubers/jogadores amadores que durante esses anos conseguiram transformar a vida com desafios, tutoriais e torneios importantes como um calendário. O que se tem visto neste ano é que a fonte secou por diversos motivos, entre eles a queda do adsense e o momento econômico desfavorável que em algum grau retirou o investimento de patrocinadores, gerando o caminho de volta que é a migração dos youtubers ao campo, quadra sintética, quadras e até o futvolei. 

         O esporte sempre movimentou o sonho da garotada, se a gente analisar como os últimos cinco anos foram para a molecada que criou nos criadores de futebol  a idolatria, entender que para este momento sem previsão de copa ou evento dos desimpedidos que migraram a Nike e outros canais como vosso canal, consagrados, Banheiristas, Brazil Kickers com produção menor que outros tempos. Isso se justifica em muitos momentos com as experiência em campo de Fred, Juninho e as temporadas de Lucaneta, Japa, Futblack, Falcão no fut7, Futsal como alternativa a esta parada do cenário competitivo, o que aumentou muito o público com as rivalidades sobre quem era o melhor jogador, goleiro, melhor canal, melhor elenco e etc. 

       Ironicamente, o que sempre se dizia que era brincadeira e era uma construção de um calendário onde eles se enfrentavam sistematicamente, o futTube como pode se dizer com a Era Desimpedidos de competição com a Adidas teve por uns 3 anos de Supercopa e Superclássico que movia para além da relação de desafios, tutorias e até partidas reais, o negócio ficou sério e por enquanto não dá para entender se o mesmo ritmo vai se manter com a Nike querendo ter esse direcionamento, o próprio Fred que encabeça a questão de competir e gerar esse movimenta esta se abrindo ao entretenimento pode ser uma porta fechada a novas temporadas do futebol dos youtubers. 

       Sempre ressaltando que o interesse nunca vai deixar de existir do público que gosta dos personagens de cada Supercopa, cria expectativa no embate entre youtubers conhecidos e que com certeza vai dar audiência a qualquer jogo ao vivo ou não. O que vai pesar é o investimento, os vídeos normais como um desafio, um tutorial de gol/goleiro e os reacts são viáveis a qualquer canal, o que pesa é que depende da vontade das produtoras arcar com o evento maior como os dias de gravação de uma copa ou a transmissão da partida ao vivo, algo que já existe no imaginário da molecada do youtube, será que isso vai retornar ? 

       Independente de tudo isso, o ponto é que ter menos canais ativos após a pandemia e de um pouco da incerteza de que teremos mais eventos de influenciadores do futebol, afinal trata do entretenimento esportivo de uma geração que se desprendeu do futebol apenas da TV. Como o mundo que dá voltas, podemos apenas esperar para ver se vai aumentar o investimento e a vontade de promover de novo as rivalidades e jogos de youtubers e influenciadores em grande escala. 

       É isso, pessoal 

       Até a próxima 


Comentários

confira :

Eu não acredito em amizade eterna

Giro dos esportes #18: Noticias gerais