Jogador 2 Cabeças: 30 ou 60 FPS Por Samuel


 

  A evolução gráfica da indústria de jogos

  Até que ponto os gráficos são importantes para um jogo? Recentemente esse é um dos assuntos mais debatidos pela comunidade gamer, questionamentos como “os gráficos não são tudo o importante é o jogo ser bom”, é um dos mais utilizados pelas pessoas que defendem que a qualidade está acima dos gráficos, mas afinal gráficos são ou não importantes pra indústria? Para responder essa pergunta é preciso voltar no passado e observarmos a indústria de jogos e o vídeo game como forma de entretenimento. 

   Se voltarmos no tempo e analisarmos a evolução da indústria, uma das características notáveis é que a cada nova geração os jogos se tornavam mais bonitos e detalhados, os primeiros jogos eram caracterizados por serem simples, com poucas cores e elementos apresentados na tela, mas isso foi mudando à medida que surgiam novos consoles que possibilitavam que esses games entregassem mais, consequentemente as empresas faziam o possível pra entregarem cada vez mais em recursos gráficos e de gameplay.

   Em meados da década de 80 Nintendo e SEGA representavam as referências no mercado, sendo responsáveis diretas por muitas pessoas começarem a jogar vídeo game graças ao Nintendinho e o Master System, consoles muito bons pra época, mas ambas empresas sabiam que era importante evoluir tendo em vista que os consoles possuíam um limite do que podiam entregar, e com isso produziram respectivamente o Super Nintendo e o Mega Drive que eram muito superiores a geração anterior, proporcionando jogos melhores, abrangentes, detalhados e mais bonitos.

   Algum tempo depois a indústria foi além e introduziu o 3D nos jogos, e uma nova empresa entrava na jogada colocando no mercado o Playstation, e a partir daqui tudo mudou pra sempre, era o inicio da transição do 2D para o 3D, essa mudança foi marcada por jogos com resolução maiores, com muito mais detalhes e cada vez mais bonitos, lembro muito bem o quanto fiquei impressionado quando vi Driver rodando no Playstation 1, a minha reação era questionar como aquilo era possível. E como se não bastasse o que já era impressionante ficou melhor com o surgimento do Playstation 2 que mais uma vez entregava jogos ainda mais bonitos, expansivos, com mais recursos e com uma resolução maior, aprimorando drasticamente 3D do PS1 e da geração passada, os personagens não eram mais quadriculados, a modelagem evoluiu muito.

    As TVs evoluíam e por consequência os vídeos games também, as TVs de tubo possuíam uma resolução muito baixa para o nível de detalhes que os jogos tinham chegado e já não serviam mais, se por um lado a geração passada era linda, eis que surge a geração do PS3/ Xbox 360 marcada por jogos com resolução HD, efeitos e recursos nunca antes vistos, caracterizada por games cada vez mais realistas e próximos dos filmes. Posteriormente a geração seguinte não teve a principio um salto tão alto como nas passadas, porém ela possibilitou jogos rodando a 1080p, melhorou os efeitos e partículas. a modelagens dos npc's evoluiu cada vez mais, e do meio para o final ela passou a se destacar muito no aspecto gráfico, surgindo jogos que eram muito superiores graficamente ao que existia no passado.

   E enfim chegamos à geração atual, que até então em 2023, data que escrevo esse texto é a que menos evoluiu graficamente ela basicamente manteve o que já existia, porém entregou recursos bem interessantes, entre eles a resolução 4k e pela primeira vez os 60 fps estão presentes na grande maioria dos jogos, isso não era comum nos jogos de console da geração passada que em grande parte rodavam com a taxa de quadros a 30 frames por segundo. Resumindo essa geração mantém a qualidade gráfica que já era alta, e oferece recursos que melhoram a jogabilidade e a resolução.

   Tendo em vista toda a evolução ao longo do tempo, é inegável que os gráficos sempre foram importantes, a indústria buscou evoluir graficamente durante todas as gerações e conseguiu, mas chegamos em um ponto que não tem muito para onde ir, porém a sede de evolução é imensa causando alguns problemas sérios, entre eles...

 

Jogos muito lindos, porém, genéricos demais: A reclamação recorrente de muitas pessoas é que diversos jogos são só gráficos, e de fato existem games que são lindos, mas falham na entrega de conteúdo, ou seja, a clara definição de quando beleza esta acima da qualidade geral.

4K é uma resolução muito poderosa e isso tem um preço:  O aumento da resolução é algo natural ao longo das gerações, porém nada até então era tão pesado quanto o 4k, ele exige muito do hardware, se por um lado a imagem é muito mais bonita em ultra HD, manter um jogo rodando a 4k 60 fps é extremamente complexo se comparado a resoluções inferiores, isso é uma pedra no sapato da proposta de uma indústria que busca entregar jogos mais bonitos, com uma resolução mais poderosa, rodando a 60 fps.

As pessoas se acostumaram com a qualidade e fluidez: 60 fps nunca foi algo comum nos consoles, essa taxa é algo natural apenas nos pcs, mas com essa nova geração enfim os jogadores dos consoles puderam aproveitar os jogos com uma qualidade maior de fluidez, porém a geração ainda esta no começo e alguns jogos estão voltando a entregar os 30 quadros por segundo, abrindo mão dos 60 fps que como ressaltei exige muito da máquina, mas a partir do momento que as empresas acostumam as pessoas com uma taxa de quadros alta, é complicado obrigá-las a voltar para uma taxa pior.

    A indústria esta diante de um grande impasse, e evolução sempre foi natural e vai continuar ocorrendo, mas diante disso o hardware precisa dar conta do recado, o que fazer para contornar essa situação? Lançar novos hardwares sendo que os atuais ainda têm muita lenha pra queimar? Não seria uma boa ideia fazer isso agora, porém eu não duvido de nada, fato é que as empresas precisam desacelerar um pouco a obsessão por gráficos e focar na otimização dos jogos que entregam para o público, regredir não é uma alternativa válida, mas sim buscar meios de manter a qualidade.

 

Escrito por Samuel Lucas. 


 

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