Noob Cronista #5: Days Gone, as faces da verdade

 


   Olá pessoal

  O Terror se constrói na surpresa, deslocar a zona de conforto do jogador ou fazer sentir observado, a narrativa que dá reviravoltas e apresenta algo novo que cria o ambiente de clichê com criatividade. Days Gone reverte o conceito enraizado com uma decisão que trabalha a nossa sensação de superioridade e o medo do irracional.

   A verdade é como uma flecha que atira para várias direções, dentre muitos caminhos ao chegar no centro veremos uma fato que podemos concordar ou discordar, ignorar ou manipular. No jogo, nesta longa narrativa existe um caminho de uma meia verdade ou um final que nos obriga a rever toda nossa história até ali, encarar algo que questione sua fé ou ignora-la?

   No spoiler, na missão final do agente do governo que acompanha durante a aventura, temos a revelação que há infectados evoluídos e sóbrios, justamente o grupo que você ajuda no jogo. Questiona a relação de quem é o monstro irracional, as pesquisas científicas de como tirar a massa de zumbis da histeria coletiva, a cura vem do próprio monstro a frente do governo.   

    De todas as formas de encarar a verdade, quais as faces delas nos interessam e quais podemos querer evitar. O ponto crucial da questão, lidamos com a noção de pureza ou manipulação: aceitamos o que é útil, vantajoso e não abale nossa fé  ou escolhemos a pura que verdade que nos machuca ? 

É isso, pessoal 

Até a próxima 



 

Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025