Crônicas das escolas #1: A escola que precisamos

 

    Olá pessoal

   Voltamos à escola, uma crônica para levantar as ideias sobre educação, após um breve estágio em uma escola pública em SP. Passou uma década desde o meu último dia como aluno e como entender o que tem se tornado o espaço da instituição: o ideal do meio de ensino tanto quanto a realidade material que precisa de ajuda como reforma e manutenção.

    Frente a tantos desafios: fome, evasão, pouco interesse do aluno ao método e falta de inclusão; Tudo isso que se diz nas observações diárias da didática, o enfrentamento desta crise é a pedagogia como o mea-culpa de como é difícil tirar essas ideias da prática.  O mundo escolar vive um pé no sonho e outro pé na realidade, sempre esperando a melhora para atingir o ápice do potencial máximo da escola.

     O nosso maior problema no espaço é ver que a escola é feita para prender o aluno, parece uma prisão e ao inverso do ideal de uma receptiva segunda casa. Aconchego, conforto e ensino deveriam ser os elementos que guiam a construção espacial, porém o que acontece no geral é ser um lugar de desconforto e ansiedade que afasta o atrativo de criança e adolescente existir no espaço.

   Ainda que diga tudo isso, devemos buscar o caminho ideal, universal para ter uma direção, como me lembro de certas aulas: todo método pode funcionar ou não, todo grupo de aluno  recebe de um jeito e se adapta ao contexto que se vive.  O espaço Escola é o palco disso, merecendo  o olhar de como transformar para melhor, a recepção e a  condição de aprender para que depois questionar apenas os métodos.

     É isso, pessoal

    Até a próxima 



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