Jogador 2 Cabeças: Épocas diferentes no mundo dos games por Samuel Lucas

   Olá pessoal 

   Em tempos de muitas novidades tecnológicas nos games e também da importância do setor Nostalgia nas vendas de franquias antigas, que tal uma pequena reflexão sobre diversas gerações de gamers, esse é o espírito do texto do Samuel desta semana, aproveitem essa crônica. 

Crônica: 

   "Às vezes eu me questiono se sempre existiram fanboys de vídeo game, ou se foi algo que a Internet potencializou e jogou na nossa cara. Os paladinos defensores das marcas que nem sequer sabem que eles existem, mas mesmo assim batem no peito como se fossem torcedores de futebol.

   Quando eu era criança eu imaginava que o meu bairro fosse imenso, e ao atravessar pra outro bairro eu me sentia longe demais de casa. Nessa época não existia o acesso à Internet como hoje em dia, até mesmo ter um computador era algo caro e um tanto quanto raro. As relações eram presenciais, e as pessoas jogavam vídeo game nas locadoras ou indo na casa dos amigos.

    A impressão que tenho daquela época não é relacionada a brigas ou discussões se o meu vídeo game era melhor que o seu, ninguém se importava com isso, mas sim com a diversão de jogar com os amigos e vivenciar bons momentos. As únicas brigas se assim posso dizer eram pra passar o controle em caso de game over.

    Durante anos eu tive um Super Nintendo mesmo após o lançamento do Play Station, em contrapartida outros amigos tinham o mega drive, e alguns sortudos possuíam ambos os consoles. Sempre que eu visitava algum amigo eu amava jogar no Mega Drive, era diferente do meu Super Nintendo, e isso era sensacional.

   Todos viviam em harmonia, jogar sempre foi o que importava se divertir com os amigos, seja em uma locadora com os cobiçados Playstation, ou em casa com os antigos Mega Drive e Super Nintendo, era uma época simples que tínhamos pouco, mas éramos muito felizes.

    Olhando pra hoje em dia eu percebo que pessoas brigam o tempo todo, se intitulam "istas" sentem orgulho do console que possuem, e desprezam os "concorrentes" do tipo só o meu presta, o seu não. Isso é estranho, se por um lado a Internet trouxe muitas facilidades pra nossa vida, por outro ela evidenciou que o mundo é muito maior que as ruas do meu bairro.

    Talvez se nos anos 2000 o acesso à Internet fosse tão amplo como hoje em dia eu provavelmente veria pessoas se intitulando seguistas ou nintendista, valorizando só o que tem e desprezando todo o resto. Fato é que nunca saberei ao certo, afinal felizmente não foi assim, embora eu não duvide que existiam crianças que poderiam agir coo nos dias de hoje.

     Aqueles dias simples em um mundo sem Internet refletiam quase uma realidade "perfeita", mas todos nós sabemos que o mundo é imperfeito, aquele bairro era apenas uma fatia minúscula do mundo, aquelas crianças eram só algumas das tantas que existiam, talvez por sabermos tão pouco nós apenas aproveitássemos os momentos.

    Tudo evolui, o tempo passa e as pessoas crescem e envelhecem, mas é inegável o quão surpreendente o passado pode ensinar. Não é preciso desmerecer algo sem motivos, nem vestir a camisa de corporações bilionárias, o importante de fato é se divertir com os jogos, tanto faz se no Playstation, Xbox, Nintendo ou PC todos esses aparelhos são apenas o meio para jogar, quando foi que muitos perderam essa capacidade?

   É isso. "

                                     Samuel

    É isso, pessoal

   Até a próxima 


 


 

Comentários

confira :

Por que a população do interior de MG não torce para os times da capital?

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise