De Olho neles: A argentina nas mãos da extrema direita.

   Olá pessoal 

  O tema de hoje é política latino americana, a vitória do candidato de  extrema direita segue tendência mundial de guinada ao externos da políticas que prometem mudanças, como o caso do mandato desastroso de Bonoro por aqui em terras tupiniquins. A pergunta que fica é se a maioria contrária nos poderes legislativos vão barrar a insanidade de medidas polêmicas e dos avanços das medidas ultra neoliberais, o nosso vizinho segue sendo vítima de governos e governos  que reduzem as garantias do Estado ao bem estar social. 

   O candidato vencedor que foi comparado ao ex presidente do Brasil, atualmente inelegível, fica clara a inspiração no perfil de anti política e na aposta de quanto mais maluco melhor. Oscilando na radicalidade dos discursos liberais e de extrema direita com pontas de frases democráticas, talvez repita o que vivemos por quatro anos, alguém que volte atrás se o contexto não for favorável, inclusive sobre a relação que se estabelece com países comandados pela esquerda e da importância da integração com o Mercosul.

    Carregando posições anteriores como Vendas de órgãos, fim de ministérios e o recorrente corte de subsídios para tarifas básicas que se provou como um erro pois com a inflação não se sustenta as contas altas para uma população empobrecida. Assim para estas ações tomarem corpo passaram a maioria por votação onde o partido de extrema direita tem desvantagem nas cadeiras, o restante ainda estão nas mãos de peronistas e outras vertentes da direita. 

     O que esperar do futuro de parceiro comercial e de fronteira com a chegada de mais um maluco ao poder, talvez mais um ciclo neoliberal que vai afundar mais a pobreza e manter a inflação galopante pois, nenhuma medida anterior conseguiu reverter o quadro. A Argentina vai ter uma proposta de mais redução de Estado, Dolarização e possíveis medidas autoritárias, o candidato pode entregar um estadista menos apolítico do que se espera ou assumir a faceta do líder estranho com ideias assustadoras a sociedade. 

    É isso, pessoal

    Até a próxima 




 

Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025