Culturapop em análise #88: BBB24, Vanessa lopes e a loucura.

   Olá pessoal

   O tema de hoje é o problema da exposição midiática, o BBB24 tem o peso de maior reality do Brasil em audiência e repercussão nas redes, e explodiu o final de uma curta trajetória de loucura de uma participante, e pelo segundo ano seguido a questão de saúde mental de um "Camarote" que é a cota de famosos/influencers dentro da casa foi até o limite. A Tiktoker Vanessa Lopes em um curto período de confinamento entrou em um ciclo de pensamentos que pareceu nas telas, um desequilíbrio mental que era desconfortável aos outros Brothers e o público que ficou aliviado com a desistência dela. 

    O modo como o público consegue ser um juiz cruel é um peso que muitos tem para evitar o programa da globo, estar no Big Brother é um holofote para reconstrução imagética ou cancelamento. Baseado nisso em quatro anos temos exemplos bons e ruins para essa classe de famosos/influencers, do extremo de Karol Conka  e sua destruição pública na votação e dos casos de retorno como Babu, Douglas Silva e outros nomes que tiveram novas chances na TV e na publicidade. A consequência disso é que o conceito de mídia training e preparação para discursos sociais tornou o camarote com o tom engessado ou o que vemos agora, o problemático com falas e ações distorcidas da realidade. 

    O caso que podemos relacionar é o do ator Lucas Penteado que também abandonou o jogo após noite conturbada, o problema desta edição é que  os dias com a repercussão da possível instabilidade e riscos para todos do comportamento paranoico e distorção da realidade de uma participante deveria ser levado a sério. Seria extremo retirar a sister de forma arbitrária, entretanto o ponto que se criou é o medo das próximas ações ou falas de alguém que saiu da realidade do jogo e do lugar que estava., a ilusão de saber lidar com o peso de um público e exposição na internet não foi suficiente para  evitar que em dias: Vanessa Lopes perdesse a cabeça, talvez agora tenha que ir a um psiquiatra ou psicólogo para lidar com tudo que aconteceu. 

     A Jovem de 22 anos e com uma conta enorme do tiktok, a famosa de bolha social, teve o que é comum de chamar de surto ou apenas revelar a personalidade de quem tem muitos privilégios e desconhece parte da realidade. Vanessa era vendida como um personagem no reality global até que cruzou uma linha de uma loucura, se isso é apenas uma parte da suas ideias que é completamente deslocada ou se o confinamento liberou uma confusão mental na influencer. O que isso nos diz, simplesmente que estes desafios de convivência são perigosos a um grupo de pessoas, como no caso dela que pode ser vitima de condição neurodivergente anterior ou adquiriu agora com a pressão do confinamento. 

     A lição sobre saúde mental fica no ar, mesmo o BBB ganhando atenção por toda a polêmica, e podendo fazer uma publicidade social sobre, ficou ruim o clima de jogo se isso leva a desestabilizar famosos e anônimos  até uma condição insalubre a figura mais saudável mentalmente. O ponto é que apenas mostra o potencial que outros concorrentes e o próprio Big Brother tem em revelar lados das pessoas que não são legais em câmera, ou seja, tem que se avaliar perfil psicológico e risco de colocar candidatos que já tem condição de neurodivergente em situação de stress sem medicação.

   É isso, pessoal

   Até a próxima 



Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025