Crônica da semana: Entrando em forma (nem só o corpo)

Olá pessoal 

O tema de hoje é inspirado na geração academia que tem surgido nas redes sociais, a cultura de construção de corpos perfeitos se faz com a necessidade estética e da exposição tóxica de padrões que vemos online. O ponto é que todo esse trabalho físico vem com uma defasagem da mente, o afastamento da cultura e até do esporte, a clássica imagem de uma casca bonita e vazia que tem se tornado a falta de personalidade ou de um abraço ao estilo de vida do retrocesso. 

O texto não é contra a cultura do exercício, entretanto o problema é adotar isso como a única filosofia que existe e perceber que as pessoas estão perdendo o controle, o acerto em relação a mexer seu corpo tem que ser acompanhado do desenvolvimento mental em exercícios que envolvem ler, escrever e interpretar o mundo como ele é, ver suas justiças e injustiças. Dá para ser Maromba e ao mesmo tempo forte mentalmente, não ser enganado por ilusões e saber que o corpo enfraquece; o que sobra são as ideias que nos compõem e que essa guinada a auto centrar apenas seus músculos, te torna um idiota bem forte. 

A cultura oriental militar sempre falou de equilíbrio entre corpo e mente, a capacidade de meditar não serve se o treino físico ficar de lado, o controle de uma maquina boa que é o nosso corpo só vai existir se o piloto (a mente) tiver na direção certa e bem organizada. Isso quer dizer para os dias de hoje, muito bom que as pessoas estão se cuidando e o porém, tem muita gente cabeça vazia em áreas como as lutas e o grupos de academia, a filosofia de respeito e de mérito pessoal deviam orientar melhor do que gerar gente agressiva, viciada em drogas lícitas e ilícitas, e que pensa apenas em si mesmo. 

A dica que fica da minha parte é que dá para ir todo dia na academia/crossfit/Treino de corrida e ter um tempo para ler, ter acesso a cultura e ter consciência social. Uma atividade não nega a a outra, mexer o corpo e depois no tempo de preguiça ver seus streaming, ler algo que valha apena para não ser a casca bonita da TV. Saber mais ou menos é da vida como vivemos, o que nos molda é que temos conteúdo para além de estar em forma, estar atualizados no que rola do cotidiano, na internet e ser boas pessoas no final do dia. 

Não seja um maromba de cabeça vazia, seja cinéfilo, seja otaku, seja gamer, seja nerd, seja o que for. 

É isso, pessoal

Até a próxima.



Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista