Samurai Miyoshi #73: Auto preservação

 

 Olá pessoal 

O tema da nossa reflexão de hoje é o conceito pouco valorizado nos dias de hoje, a auto preservação do corpo e da mente como um dos pilares da vida. A necessidade de se desgastar com situações desnecessária em termos de equilíbrio, o equivalente a comprar brigas com quem tá errado e que está buscando confusão, se isolar de ambientes que travam o seu potencial que se desenvolve em paz e aprendizado. Para entender que o processo de preservação pessoal é uma escolha de batalhas e omissões. 

Samurai Miyoshi

Bem vindo, Caro visitante.

Este dojo esta sempre aberto, hoje vamos falar de um ponto interessante do meu e do seu cotidiano, a noção que saber se preservar de situações desfavoráveis e desnecessárias como a reprodução do campo de batalha na vida nas vilas em conflitos menores como o stress com a família, clã e das práticas das artes marciais, lutar pequenas batalhas em momentos que se devia estar descansando. Situações que são como um foco de fogo apagado ao cortar o seu combustível,  acabam por si só. 

A necessidade de um bom descanso, um momento de paz e outros modos de auto preservação, o corpo é uma maquina porém precisa de conserto e tempo, a mente tem seu limite de processar tantos acontecimentos. O fato é que continuar se mexer por instinto é tão importante quanto saber os dias que se deve se proteger da chuva ou deixar de sair por umas horas a mais de auto cuidado. 

Nos dias atuais, o capitalismo cobra a alma e o corpo em parcelas em busca de muita produtividade, dito isso sabendo que é necessário ganhar a vida, e também afirmando que há um grande apagamento do senso de cuidado com si mesmo no processo. Em doses menores e ciente do ritmo que a vida cotidiana tomou, ter a consciência de auto preservação é o simples direito de não fazer hora extra, evitar um role sabendo que se esta ficando doente, apontar a alguém próximo a necessidade de dar uma pausa.

Pense que um corpo cansado, uma mente consumida por ideias erradas serão mais um fardo do que uma bênção no fim do caminho. Aprender diariamente que que os riscos valem a pena em um objetivo e outros são desperdícios de tempo e neurônio, é difícil distinguir mas é uma tarefa de desenvolvimento pessoal. 

Até logo, caro visitante. 

三        

好     Dia 25/3 - Ano do Dragão

 



   

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista