De olho neles: A destruição silenciosa da paz
Olá pessoal
O tema de hoje continua sendo a política internacional, quando avaliamos o cenário atual podemos dizer que um lento processo de desgaste tem encaminhado o fim da paz mundial como conhecemos desde o fim da Guerra Fria; com o adendo que nunca cessou a lista de conflitos internos e guerras como Rússia – Ucrânia, Israel - Palestina foram os últimos grandes eventos, mas há outros na África, Ásia no geral. A extrema direita cria o cenário para o desentendimento de grandes potências como qualquer outro entre guerras.
A eleição de Trump, o flerte com o Nazismo do principal controlador do Governo Norte Americano e a onda de crescimento do extremismo são sinais de um tempo escuro. O fato é que as falas em diversos pontos do mundo são sobre o mesmo entendimento que movimentos ligados as ideologias que retornam como um momento de antagonismo, em relação a toda base democrática que perdurou até aqui, e como todo processo de quase 80 anos tem uma erosão da popularidade dos governos que continuaram com o espírito de abertura e progresso da sociedade.
De vários pontos do planeta como o Brasil e seu flerte com o medo e a radicalização, da Alemanha e Itália que também tem lidado com mais força de políticos de ideologia a extrema direita e pensamentos ditatoriais seja em El Salvador, Myanmar e outros que viram exemplo do que está se tornando o mundo. A paz vai se tornando cada vez menos necessária a quem se alimenta do clima de guerra e dos conflitos para crescer, as tensões internacionais e as crises internas do capitalismo tem feito com que a frágil proteção sobre um novo evento mundial possa ser quebrada.
Enquanto cada um tenta resolver os problemas diplomáticos e econômicos, os planos de quem controla esses movimento segue adiante com algum êxito com novos territórios e poucas respostas efetivas a esta intenção. O plano é como um fato cíclico, voltar ao poder e as tensões levar a era dos conflitos e mudanças geopolíticas como foram o neocolonialismo, as ocupações e tomadas de território, tudo isso vem com a destruição da paz e a face de um novo conflito.
É isso, pessoal
Até a próxima.
Comentários
Postar um comentário
Se expressem , gritem , cornetem , comentem
Grato , blog 2 cabeças viajantes