06/10/2011

Um gênio chamado Steve Jobs



   Morreu ontem aos 56 anos, um dos maiores gênios de toda história da Informática Steve Jobs, o dono da poderosa Apple. A noticia não foi uma surpresa diante do fato que ele lutava há cerca de 6 anos contra um câncer no pâncreas. Toda mídia internacional parou diante desse acontecimento.
   Quando se fala em Informática grande parte das pessoas associa o nome a Microsoft, ou pelo menos associava. Mas nos últimos dez anos a Apple a maior concorrente no mercado cresceu gigantescamente e neste ano superou ações da Microsoft, e passou a ter maior valor de mercado. Grande parte desse sucesso da Apple gira em torno da mente brilhante de Steve Jobs.
   Jobs nada mais era do que o criativo da empresa, sendo que foi peça fundamental na criação dos produtos da Apple. Nenhum produto podia ser comercializado sem passar pela sua avaliação. Ou seja ele era o cara. Um ser fantástico de importância impar para todo o mercado da Informática.
  Steve além de sua fundamental importância para a sua empresa, também foi essencial para que todos tivessem acesso a Informática. A população mundial deve muito a ele, pois na década de 70 ao lado de seus parceiros Steve Wozniak e Mike Markkula desenvolveu o primeiro computador pessoal da história o MAC. Se hoje todos tem seu próprio computador em casa, é graças ao seu grande intelecto. Esta foi só a primeira das grandes obras de Steve, a parti dali nascia a gigante que conhecemos a Apple.
    Na Apple ele fez coisas fantásticas, na década de 80 a empresa crescia muito. Esse crescimento foi maior quando percebeu que os computadores poderiam ter interface gráfica. Os computadores que antes tinham uma tela preta passaram a ter a interface que todos conhecem hoje em dia. Nesse momento também ele comprou a ideia do mouse, esse dispositivo não existia, Steve ao ver como era fantástica a ideia, foi lá e comprou os direitos do produto, e com isso os comandos passaram a ser pelo mouse e não só pelo teclado.

    Fez coisas fantásticas pela Apple, mas em 1984 se demitiu e fundou uma nova empresa a NeXT. E em 1997 a Apple comprou a NeXT e com isso Jobs voltou a empresa. A parti dali começou o auge da Apple que dura até hoje. Com uma forte concorrência a Microsoft, a parti de criações fantásticas como o ITUNES, IPHODE, e mais recentemente o IPAD revolucionando todo o mercado.
    Um fato muito interessante é que a Apple não focou os seus projetos em apenas Hardwares, mais também em Softwares que por sinal as pessoas que usam aprovam. Já a Microsoft sempre focou muito mais no mercado de softwares que de Hardwares. Uma questão intrigante sobre isso é que os softwares da Microsoft rodam em qualquer marca de computador, com exceção nos da Apple. Já muitos dos softwares da empresa de Jobs, só rodam no MAC entre eles o Sistema operacional Snow Leopard. Muitos dizem que esse sistema é melhor que o Windows, tendo um ótimo desempanho. A grande questão é que a Apple não libera o Snow Leopard para nenhuma plataforma que não seja MAC. Fica uma grande duvida, se a Apple libera-se será que o Windows teria todo esse domínio do mercado? Provavelmente não teria.
Abaixo o sistema operacional Snow Leopard:


    Um gênio da Informática, importantíssimo para todo o mundo tecnológico. Um ser perfeccionista, que no ato de toda perfeição criou o imaginável na década de 70, um computador pessoal. Desenvolvia projetos como ninguém, obteve sucesso e muito dinheiro. Talvez muito menos reconhecido do que o seu o maior concorrente. Muitos só vão dar o valor merecido a ele agora. Sem ele provavelmente não existiria uma tecnologia tão fantástica como a atual. Este é Steve Jobs o ser mais importante da história da informática. MUITO OBRIGADO, VALEU STEVE JOBS!



Dica de filme: (PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO) conta a historia de como surgiu Apple e Microsof, eu recomendo é muito bom o filme. E tirem suas conclusões sobre quem é o mais importante Steve Jobs ou Bill Gates...

@samuellucas1