Resenha n°4 - Jogos Vorazes


Ola , Pessoal da net e leitores casuais

População da capital
    Estamos nessa 4° Resenha da serie e ultima da 1° serie de 4 filmes . O filme foi sucesso e foi destaque em 2012 e é Jogos Vorazes(Hunger Games ) com Jennyfer Lawrence , Josh Hutcherson e Liam Hemsworth  sendo indicados a varios premios aos atores e aos filme  . O filme que tem como foco uma critica a midia dentro de um cenario irreal e futuristico usando o Bizarro para constratar e expor a critica aos regime totalista e controle midiastico sobre um certo grupo .

Apresentador dos Jogos Vorazes
      Sinopse : Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando , com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

simbolo da Capital
    O 1° capitulo da Franquia Jogos Vorazes se apresenta num mundo futuro aonde os Estados Unidos se dividem em 12 distritos controlados por uma Capital . As diferenças entre a Capital (Capitol ) e qualquer um dos Distritos que são pobres e opremidos enquanto o dinheiro e a classe social opressora se apresenta por figuras bizarras e a abundancia na cidade aonde rolam os "Jogos vorazes" . O jogo entre o Bizarro da capital e a pobreza dos distritos agricolas ou industriais expõe a critica social alem de mostrar a situação da opressão sofrida via imposição do poder do Estado .

Abertura dos Jogos
    Outro ponto de critica é a feita a midia que se esquematiza via o Reality Show que da nome ao filme que é cruel porem aplaudido de pé pela audiencia e assim mostrando a influencia da midia a cada passo . O entendimento de como o jogo midiatico funciona pela protagonista ( Katniss) demonstra como manipular a midia ,a seu favor e a distorção de sua personalidade e a de seu Parceiro de jogo Meeta Pelark ( Entrando em caso da duvida de seus sentimento por Katniss )  . O filme faz uma critica a midia e sua manipulação para se manter no poder e poder dela .
Distritos 12
     O Cenario dos Distritos inspirou a boa trilha sonora que tem uma pegada Folk / Pop que foi premiada no Grammy 2013 como melhor Canção para midia Visual . Os Distritos do filme trazem a atmosfera da repressão e ao mesmo tempo de simples vilas tipicas do Interior dos EUA assim fazendo a trilha ter sua importancia sendo parte da historia .
    A luta de classes é um elemento forte na historia representado pelo dominio da capital sobre os distritos . Essa luta  que vai alem da desigualdade mas sobre o poder que a Capitol detem sobre as pessoas simples dos 12 Distritos que sao explorados e controlados pelos Pacificadores . A questão da classe dominante sobre os oprimidos representa uma situação muito presente até hoje .

    As atuações de Jennyfer Lawrence , Josh Hutcherson e Liam Hemsworth  geraram algumas indicações em premios como o teen choice , teen icon , MTV Movies Award , People Choice Award e muitos outros .
  Jogos Vorazes consegue ser um filme comercial e de sucesso com uma critica social atual seguindo a linha Infanto Juvenil que éalgo incrivel em relação as tradicionais franquias como Harry Potter . O filme não aprofundou em violencia extrema como poderia e tambem teve foco no Jogo em si e seus significados , assim o filme ganho em sentido e menos em um jogo violento como pode ser deduzido

Por @Miyoshi_Niceguy 

Comentários

  1. Interessante, havia achado que o filme não era lá essas coisas, vou dar uma chance para ele e assistí-lo.

    Sucesso e abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se expressem , gritem , cornetem , comentem

Grato , blog 2 cabeças viajantes

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

A nossa necessidade de aparecer para o mundo