Uma boa redação é como um time bem armado




      Olá Caros leitores

    É comum fazer cronicas esportivas e comparações usando o futebol como fez Nelson rodrigues na sua trajetória esportiva e Jornalistica . O que pretendo fazer é algo mais ousado : misturar futebol e Vestibular , algo inusitado no minimo de misturar 2 universos distintos por natureza , já que dizem que futebol é coisa de garotada que não gosta tanto de estudar e também que não há tempo para os dois juntos . Esse é o objetivo :  te Convencer que uma boa redação é como um time bem armado em seus elementos táticos e distribuição .



    Para começar , vamos ao campo de comparações temos que ambos estão divididos em 3 setores com inúmeros elementos que o compõem um time como um texto dissertativo em prosa .  O esquemas Def - Meio - Atk é semelhante ao esquema estrutural da redação : Intro - desenvolvimento - Conclusão  no que se diz a respeito de suas funções em ambos , elementos como a inteligência no posicionamento , uma boa defesa seja do argumento ou do ataque adversário , uma conclusão precisa funciona bem pra ambos e etc são elementos que passam pelos 2 universos . Dá pra ver que há alguns elementos que unem esses dois temas e nós permite compara- lo como nesse texto .
     Os temas vão naturalmente em sentidos opostos porem abrangendo- se a visão sobre as coisas , você pode ver que a relações entre como se sustenta , sobre forças de argumento , sobre a inteligência necessária e também sobre objetividade . As relações se baseiam no que há de comum como a base firme de ambos gera bom resultados , vide como exemplo uma dupla Ralf/ Paulinho com um tema e uma tese bem pensados acabam por facilitar o desenvolvimento do jogo (de palavras ou de jogadas ) , que nos leva a parte da argumentação , inteligência e objetividade que é o ideal de desenvolvimento do texto e parte do esquema (Meio ) , vide outro exemplo a inteligência de Ganso , R. Augusto como eles criam ou criaram com objetividade que é o que se usa na argumentação eficiente que é outro ponto de uma boa dissertação .  A partir desses elementos você tem uma boa redação e fica clara as relações entre os dois temas . 

   Agora vamos aprofundar essa relação entre os dois agora : 
  •     Defesa / Introdução : A função basica é dar sustentação e defender uma ideia ou uma meta(Gol) como se vê na dupla tema / tese dando saída a um bom texto/time convincente . 
  •   Meio / desenvolvimento : Ambos vem com função de construir um argumento/jogadas com efetividade , desenvolvendo ou aplicando um jogo de palavras /jogadas forte e convincente que tenha clareza para  traduzir bem as ideias e Gols numa conclusão proxima , que é a somatória de uma boa defesa de tese e argumento que tem que ser claros e objetivos sem deixar duvidas do que se faz /fala .
  • Conclusão / Ataque : Procura finalizar o texto/jogada trazendo toda a estrutura que vinha antes seja Tese + desenvolvimento ou Defesa + meio que geram o resultado final que seja um bom texto ou jogada com gol , mostrando que tudo funcionou bem . 
      Há exemplos de times que te tão bem armados você coloca no papel parece uma redação nota 10 , sem tirar nem por , servem como referencia para todos .  Atualmente você tem o Barcelona , Bayern de Munique como referência de time no futebol mundial que se pode descrever como um texto sobre a importância da posse de bola e jogadas precisas que passaria com nota 10 em qualquer vestibular de ponta , já houveram grandes times como o Santos de Pelé  , SeleçãoBrasileira de 82 , Hungria de 54 , carrossel holandês de 74 , Democracia Corintiana de 80 , São Paulo 92/93 e 05 , academia de futebol de 60 e 70 e etc . Esses times mostram como se pode unir os dois universos 

Agora algumas palavras sobres os times  citados acima  : 
  •      Brasil de 82 : Uns dos melhores times de todos os tempos é comparável a um texto que flui naturalmente e sem pressa 
  •    Carrossel Holandês : Time que representa como fazer de algo complexo , algo aplicavel como um texto muito amplo que existe em sua complexidade rara . 
  •    Democracia Corintiana  : Mostra com eficiência a mistura do futebol e política como se fosse um texto de um genial doutor (Socrates )
  •    Hungria de 54 e Santos de Pelé são contemporâneos e representam uma comparação de elementos muitos próximos 
    Depois de tantos exemplos e comparações , tentei ao máximo chegar ao meu objetivo traçado no inicio deste texto , espero que tenham entendido ou no mínimo achado coerente da minha parte .  Pra mim uma boa redação é como um time bem armado e tentei convencer .

Por @Miyoshi_niceguy , seu amigo vestibulando e boleiro
   
 

Comentários

  1. Parabéns pelo artigo. Bem comvincente e muito criativo. Gostei muito!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se expressem , gritem , cornetem , comentem

Grato , blog 2 cabeças viajantes

confira :

os pontos positivos e negativos da Olimpiadas RIO 16

2C Indica: Lyrics training.com/ Lingoclip(App)