Dicas de Estudo para o vestibular por Erick

   

    Olá Galerinha do mal , chegou a parte mais importante do ano : O vestibular tá ai batendo a porta e estou aqui pra dar aquelas dicas pra ver se acelera ou ajeita as coisas pra vocês , caros colegas vestibulando de todos os lugares .

     Vou começar com umas dicas gerais e depois teremos dicas específicas para alguma áreas mais complicadas ou chatinhas , você que esta estudando o ano inteiro buscando  uma vaga na universidade/faculdade e sabendo (ou não ) o que vai prestar neste fim de ano , sabe bem das dificuldades de se estudar só ou em grupo para absorver a matéria de 1 ensino médio de 3 anos em talvez 1 ano , talvez menos e aos que estão saindo da escola tentando compensar o déficit de coisas que a escola não te dá . Partindo disso temos a proposta desse texto . 

    DICAS GERAIS :
  • Durma o necessário : tirar 1 hora de sono pra estudar faz diferença em certos casos e qualquer esforço para passar num boa Universidade é valido . 
  • Acabe com os seus  Monstros : Estude seus pontos fracos , eu sei que pode parecer difícil mas saiba que é possível vencer as complicações das Humanas ou os números da matemática e até os " palavrões " da Biologia
  •   Tenha uma rotina de estudo (Mesmo que Trabalhe ) : É necessário o hábito de estudar seja em lugares tranquilos e óbvios como uma bibliotecas , cursinhos e em casa ou improváveis como num coletivo (Famoso Busão ) , metro , em pé e por ai vai .  Quanto mais estudar , mais fácil a prova . 
  •  Organize - se : Uma vida bem acertada no máximo que  puder , ajuda numa questão de absorver e colocar em ordem todo a matéria que se aprende , efetivo em redação que necessita de objetividade
  • Conheça as provas que mira : Procure simulados , veja provas anteriores e vá atrás , exs : Fuvest , ENEM e Unicamp  . 
  • Caso tenha duvida , pergunte :  Procure Plantonistas , Professores , colegas ( os mais espertos ou especialistas de preferência )  e não tenha vergonha de admitir que não sabe nada da matéria . 
  • Vestibular não é uma competição de conhecimento ( então não caia na decoreba ) mas de eficiência em resolução de exercícios (1° e 2° Fases ) e boa admnistração de tempo . 
  •  Final : Todos tem seu tempo de entrar : um curso complicado e uma boa faculdade podem te fazer batalhar um pouco mais de tempo para se chegar lá .  Não tenha pressa para entrar e sinta se esta pronto para o seus objetivos .
        Agora , partiremos para falar sobre algumas coisas pra ajudar em certas matérias . Essas dicas vão para o terror de alguns , o ponto de fortes de outros , dependendo da área que se vai prestar . A maioria tem sempre aquela matéria que não entra , parece grego ou Japonês a aula . Os meus conselhos para aqueles pontos fracos são :

  EXATAS


   Matemática 

  • Faça exercícios : No mínimo tente fazer o básico para aprender as matérias e lembrar que matemática se aprende na pratica . 
  • Não entende a matéria : Faça e refaça os exemplos e tente uma segunda explicação da mesma seja por Video Aula , plantonistas , colegas e professores .
 Física
  • Entenda conceitos além das contas : Fundamental no aprendizado é tentar juntar a teoria com as contas , saber porque da formula funciona melhor que decoreba de formula e conceitos mal formados . 
  • Não esquecer de unidade de medida que se esta lidando no problema ( ex : Kg , cm , km/h , m/s e etc )
  • A matemática esta presente : Vide a dica anteriores , elas te ajudaram aqui também .


Biológicas 

Biologia
  • A matéria não é algo fácil de ver/ entender muitos pontos :  Usar a internet para complementar a aulas para ver imagens e vídeos de muitos processos como a formação de proteínas , Tradução e descrição , e por ai vai . 
  •  É preciso decorar alguns nomes estranhos , alguns deles fazem sentido até : Muitos chiam para a Biologia por causa de seus nome complicado (tal qual a Química ) mas temos uma solução pratica que é decorar os necessários , tentar compreender alguns que fazem sentido (Claro desmontando a palavra do grego ) tipo Artrópodes (ou insetos) que significa Artro - Articulados e Podes - Pés  e isso dá " pés articulados " que é o nome do Grupo . 
 Química 
  •    A matéria tem sempre um exemplo prático (Experimentos) ou aplicações práticas : Para entender muitas coisas da Química é crucial saber para que é usado , acaba facilitando identificação em textos e enunciados como no caso do Cloreto de sódio ,o sal de cozinha e Etanol , o álcool . 
  •    Baseado no que disse anteriormente , muitos enunciados se utilizam de nomes alternativos ou populares a substancias , é importante saber se utilizar desses conhecimentos.
 Língua Portuguesa e Inglesa 


    Redação

  • Leia Bastante : Acrescenta palavras a seu vocabulário que adianta a vida na dissertação 
  • Se informe :  Os temas do Vestibulares são baseados em problemas atuais , questões sociais e diversos outros temas , fique esperto e com boas fontes (Veja não vale ) . 
  • Escreva com Frequência : Para se produzir textos com boa qualidade  é necessário ter pratica e constância em fazer eles com no mínimo 1 por semana . 
   Gramática 
  • Tente compreender a suas funções invés de decorar regras e nomes : Fato é que a matéria é um pouco cansativa em seus detalhes sendo assim associe suas funções nas frases , períodos e orações que facilita . 
  • Analise bem os exemplos : Marque sujeito , verbo , adjetivos e etc nas frases , que assim você consegue identificar melhor esses elementos que compõem esse período .
Literatura
  • Leia os livros da lista Obrigatória da Fuvest / Unicamp  (Bááásico)
  • Veja aulas. palestras , filmes , peças : Porque afinal pessoas tendem a entender melhor as obras se as vêem em outras mídias porem um detalhe ( Nunca retratam fielmente ) ; O papel das palestras é compreender  melhor todo os elementos que fazem parte desses clássicos literários 
  •  Os romances Brasileiros são mais fáceis de entender e os Portugueses irão te exigir maior atenção e contextualização devido a linguagem deles

   Inglês .

  • Praticar é importante ; O caso é que as 5 questões dessa matéria exigem uma mínima pratica de leitura ,interpretação da questão . 
  • ler sempre : Já foi dito aqui varias vezes a importância do habito de ler e aqui fundamental para compreender os possíveis textos e adicionar vocabulário ao candidato . 
     Humanas 

 História

  • Para entender a matéria é preciso fazer ligações dos fatos com a época ocorreu : Cada acontecimento tem marcas do seu momento histórico ( Local , sistema político , economia e etc ) ; Assim se localiza melhor na história e se consegue fazer uma analise melhor das situações que ocorreram naquele período ( ex Rev Francesa - SEC XIX - Fim do Absolutismo - crescimento da burguesia /liberalismo econômico - marco inicial da idade contemporânea )
  • Contextualize com a época : Ver filmes , ler livros , ver Documentários e animações ajudam a montar aquele cenário de outras tempos . 
  • A história do País : Cuidado com o estudo da parte que fala do Brasil , não caia em clichês que muitos tem sobre determinados pontos da nossa história ( Independência , Revoltas , Governos )   
   Geografia 
  • Leitura de Mapas : Um elemento muito presente são os Mapas e saber analisa-lo é fundamental a partir das legendas , observar os pequenos detalhes como o título do mapa ou diferentes tons nem que sejam minímos.  
  • Geografia humana é mais fácil e com mais variações que a Geografia física que é boa parte decorar e associar a certo locais no planeta . 
  •  G. Humana : Requer entendimento de alguns conceitos sejam de população , economia ou política que se enquadra nos estudos de alguns países do mundo como EUA , China , Brasil e por ai vai . 
  • G, Física :  É um conhecimento específico e sem muitas mudanças como no caso do clima influenciado pela zona do planeta se encontra : ex  Polos (Frio) Linha do equador (quente e chuvoso) sendo associado com os lugares como Ásia , Europa . Dentre outras coisas entram massas de ar , formações rochosas /rochas , origem do planeta e etc . 
 Depois de todas as dicas para ajuda-los  , vem a conclusão básica que nem todas elas funcionam para todos . Existem aquelas que cabe o fator individual para darem certo na hora de estudar , afinal você sabe como fica melhor para o seu  estudo para o seu , o nosso Vestibular seja lá aonde for Prestar . 

Abraços e até aproxima  

Texto , edição e finalização : Por Erick e seu alter ego @Miyoshi_niceguy

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista