Dicas de Estudo para o vestibular por Erick

   

    Olá Galerinha do mal , chegou a parte mais importante do ano : O vestibular tá ai batendo a porta e estou aqui pra dar aquelas dicas pra ver se acelera ou ajeita as coisas pra vocês , caros colegas vestibulando de todos os lugares .

     Vou começar com umas dicas gerais e depois teremos dicas específicas para alguma áreas mais complicadas ou chatinhas , você que esta estudando o ano inteiro buscando  uma vaga na universidade/faculdade e sabendo (ou não ) o que vai prestar neste fim de ano , sabe bem das dificuldades de se estudar só ou em grupo para absorver a matéria de 1 ensino médio de 3 anos em talvez 1 ano , talvez menos e aos que estão saindo da escola tentando compensar o déficit de coisas que a escola não te dá . Partindo disso temos a proposta desse texto . 

    DICAS GERAIS :
  • Durma o necessário : tirar 1 hora de sono pra estudar faz diferença em certos casos e qualquer esforço para passar num boa Universidade é valido . 
  • Acabe com os seus  Monstros : Estude seus pontos fracos , eu sei que pode parecer difícil mas saiba que é possível vencer as complicações das Humanas ou os números da matemática e até os " palavrões " da Biologia
  •   Tenha uma rotina de estudo (Mesmo que Trabalhe ) : É necessário o hábito de estudar seja em lugares tranquilos e óbvios como uma bibliotecas , cursinhos e em casa ou improváveis como num coletivo (Famoso Busão ) , metro , em pé e por ai vai .  Quanto mais estudar , mais fácil a prova . 
  •  Organize - se : Uma vida bem acertada no máximo que  puder , ajuda numa questão de absorver e colocar em ordem todo a matéria que se aprende , efetivo em redação que necessita de objetividade
  • Conheça as provas que mira : Procure simulados , veja provas anteriores e vá atrás , exs : Fuvest , ENEM e Unicamp  . 
  • Caso tenha duvida , pergunte :  Procure Plantonistas , Professores , colegas ( os mais espertos ou especialistas de preferência )  e não tenha vergonha de admitir que não sabe nada da matéria . 
  • Vestibular não é uma competição de conhecimento ( então não caia na decoreba ) mas de eficiência em resolução de exercícios (1° e 2° Fases ) e boa admnistração de tempo . 
  •  Final : Todos tem seu tempo de entrar : um curso complicado e uma boa faculdade podem te fazer batalhar um pouco mais de tempo para se chegar lá .  Não tenha pressa para entrar e sinta se esta pronto para o seus objetivos .
        Agora , partiremos para falar sobre algumas coisas pra ajudar em certas matérias . Essas dicas vão para o terror de alguns , o ponto de fortes de outros , dependendo da área que se vai prestar . A maioria tem sempre aquela matéria que não entra , parece grego ou Japonês a aula . Os meus conselhos para aqueles pontos fracos são :

  EXATAS


   Matemática 

  • Faça exercícios : No mínimo tente fazer o básico para aprender as matérias e lembrar que matemática se aprende na pratica . 
  • Não entende a matéria : Faça e refaça os exemplos e tente uma segunda explicação da mesma seja por Video Aula , plantonistas , colegas e professores .
 Física
  • Entenda conceitos além das contas : Fundamental no aprendizado é tentar juntar a teoria com as contas , saber porque da formula funciona melhor que decoreba de formula e conceitos mal formados . 
  • Não esquecer de unidade de medida que se esta lidando no problema ( ex : Kg , cm , km/h , m/s e etc )
  • A matemática esta presente : Vide a dica anteriores , elas te ajudaram aqui também .


Biológicas 

Biologia
  • A matéria não é algo fácil de ver/ entender muitos pontos :  Usar a internet para complementar a aulas para ver imagens e vídeos de muitos processos como a formação de proteínas , Tradução e descrição , e por ai vai . 
  •  É preciso decorar alguns nomes estranhos , alguns deles fazem sentido até : Muitos chiam para a Biologia por causa de seus nome complicado (tal qual a Química ) mas temos uma solução pratica que é decorar os necessários , tentar compreender alguns que fazem sentido (Claro desmontando a palavra do grego ) tipo Artrópodes (ou insetos) que significa Artro - Articulados e Podes - Pés  e isso dá " pés articulados " que é o nome do Grupo . 
 Química 
  •    A matéria tem sempre um exemplo prático (Experimentos) ou aplicações práticas : Para entender muitas coisas da Química é crucial saber para que é usado , acaba facilitando identificação em textos e enunciados como no caso do Cloreto de sódio ,o sal de cozinha e Etanol , o álcool . 
  •    Baseado no que disse anteriormente , muitos enunciados se utilizam de nomes alternativos ou populares a substancias , é importante saber se utilizar desses conhecimentos.
 Língua Portuguesa e Inglesa 


    Redação

  • Leia Bastante : Acrescenta palavras a seu vocabulário que adianta a vida na dissertação 
  • Se informe :  Os temas do Vestibulares são baseados em problemas atuais , questões sociais e diversos outros temas , fique esperto e com boas fontes (Veja não vale ) . 
  • Escreva com Frequência : Para se produzir textos com boa qualidade  é necessário ter pratica e constância em fazer eles com no mínimo 1 por semana . 
   Gramática 
  • Tente compreender a suas funções invés de decorar regras e nomes : Fato é que a matéria é um pouco cansativa em seus detalhes sendo assim associe suas funções nas frases , períodos e orações que facilita . 
  • Analise bem os exemplos : Marque sujeito , verbo , adjetivos e etc nas frases , que assim você consegue identificar melhor esses elementos que compõem esse período .
Literatura
  • Leia os livros da lista Obrigatória da Fuvest / Unicamp  (Bááásico)
  • Veja aulas. palestras , filmes , peças : Porque afinal pessoas tendem a entender melhor as obras se as vêem em outras mídias porem um detalhe ( Nunca retratam fielmente ) ; O papel das palestras é compreender  melhor todo os elementos que fazem parte desses clássicos literários 
  •  Os romances Brasileiros são mais fáceis de entender e os Portugueses irão te exigir maior atenção e contextualização devido a linguagem deles

   Inglês .

  • Praticar é importante ; O caso é que as 5 questões dessa matéria exigem uma mínima pratica de leitura ,interpretação da questão . 
  • ler sempre : Já foi dito aqui varias vezes a importância do habito de ler e aqui fundamental para compreender os possíveis textos e adicionar vocabulário ao candidato . 
     Humanas 

 História

  • Para entender a matéria é preciso fazer ligações dos fatos com a época ocorreu : Cada acontecimento tem marcas do seu momento histórico ( Local , sistema político , economia e etc ) ; Assim se localiza melhor na história e se consegue fazer uma analise melhor das situações que ocorreram naquele período ( ex Rev Francesa - SEC XIX - Fim do Absolutismo - crescimento da burguesia /liberalismo econômico - marco inicial da idade contemporânea )
  • Contextualize com a época : Ver filmes , ler livros , ver Documentários e animações ajudam a montar aquele cenário de outras tempos . 
  • A história do País : Cuidado com o estudo da parte que fala do Brasil , não caia em clichês que muitos tem sobre determinados pontos da nossa história ( Independência , Revoltas , Governos )   
   Geografia 
  • Leitura de Mapas : Um elemento muito presente são os Mapas e saber analisa-lo é fundamental a partir das legendas , observar os pequenos detalhes como o título do mapa ou diferentes tons nem que sejam minímos.  
  • Geografia humana é mais fácil e com mais variações que a Geografia física que é boa parte decorar e associar a certo locais no planeta . 
  •  G. Humana : Requer entendimento de alguns conceitos sejam de população , economia ou política que se enquadra nos estudos de alguns países do mundo como EUA , China , Brasil e por ai vai . 
  • G, Física :  É um conhecimento específico e sem muitas mudanças como no caso do clima influenciado pela zona do planeta se encontra : ex  Polos (Frio) Linha do equador (quente e chuvoso) sendo associado com os lugares como Ásia , Europa . Dentre outras coisas entram massas de ar , formações rochosas /rochas , origem do planeta e etc . 
 Depois de todas as dicas para ajuda-los  , vem a conclusão básica que nem todas elas funcionam para todos . Existem aquelas que cabe o fator individual para darem certo na hora de estudar , afinal você sabe como fica melhor para o seu  estudo para o seu , o nosso Vestibular seja lá aonde for Prestar . 

Abraços e até aproxima  

Texto , edição e finalização : Por Erick e seu alter ego @Miyoshi_niceguy

Comentários

  1. Get all the best spirits and wines at Duty Free Depot!

    All the highest quality brand name drinks for unbeatable low price tags.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se expressem , gritem , cornetem , comentem

Grato , blog 2 cabeças viajantes

confira :

Especial Usp : Como foi o primeiro ano na Letras

Quinta do youtube #46 : 5 canais de artistas da TV