Coisas que filmes para jovens deviam ter


  Ola , meu povo
   De volta das minhas férias forçadas e a minhas ferias reais agora , vamos falar de cinema hoje : sendo mais especifico um segmento de mercado bem popular , os filmes Jovens feitos para o público Infanto-juvenil que é mutante e apresenta mudanças geração a geração . O problema de uma forma geral é que os conceitos  poucos se alteram, não levando em conta o fator das diferenças de cada época da antiga ou da nova nesse obras seja por não acompanhar a velocidade de que as coisas tem mudado ou por seguir uma linha conservadora numa visão de um jovem de 20 anos hoje .

    Essa questão veio a mim vendo a entrevista (3:54) com o matheus souza e o elenco , que ele fala sobre a relação com os jovens e seus pais e isso meio que reflete isso na linguagem e no produto que você faz ao adolescente/jovem . Minha preocupação mesmo é cair num estereótipo do que é o Jovem que dali seguir um  modelo fixo assim desprezando o que acha essa geração ou a próxima como parece que as coisas funcionam por agora , dai a ideia da da lista de Coisas que Filmes Jovens deviam ter .

A lista :


    1. Linguagem mais natural :  Algo comum em filmes com temáticas jovens é quando se perde o ponto de referencia do que é a real linguagem do estereótipo criado em cima dele . Muito do que se erra em fazer um filme para esse público especifico é tentar forçar uma linguajar cheio de Girias e expressões transformando em apenas mais um retrato estereotipado da sociedade .

    2. Sair dos clichês : O pretexto de algo novo acaba por si manter os mesmos estigmas de tempos atrás e como o tiro que sai pela culatra . Os clichês tão ai faz tempo e o tempo todo aparecem na TV mas o cinema pode e é o lugar para se livrar deles , se filmes tivessem mais ousadia e menos conservadorismo

    3. Tom de Modernidade : Certos filmes vem para retratar o novo e outros descrevem o passado . O novo neste caso , uma nova geração de pessoas que espera ser representada como tal no cinema mas o que ocorre é apenas rebootar uma mesma imagem padrão .

    4. Uma analise bem feita do Momento da Juventude : Atualmente dizer como se comportam os garotos e garotas de 20 pra menos é algo complicado . Toda imagem construida em cima desse faixa de idade vem carregada com fatores de verdade mas não total reprodução daquilo que pensa essas pessoas em geral , por isso analisar bem e fazer um raio -x de maior ou  menos grau dos jovens seria fundamental para melhores obras .

     5. Construções de personagens mais complexos : A exemplo de malhação temos adultos falando de jovens e isso pode gerar personagens vazios e ou absurdos . Entender uma cabeça de uma pessoa em fase de adolescência/inicio de vida adulta é complicado podendo gerar mais profundidade a um personagem e até uma história maior .

     6. Diferenciar menos os mundos de adultos e jovens : Quebrar barreiras entre os pais e os filhos seria algo realmente útil . O mundo é o mesmo se você tem 20,30 ou 40 anos então porque temos tantas diferenças como tratamos de coisas comuns em filmes mais maduros para filmes infanto-juvenis como trabalho ou sexualidade . Não me contradizendo afinal é importante realçar as coisas dessa parte da vida mas igualar o que há de comum para todos .

     7.  Transcender as questões básicas : O caso é que fazer filmes sempre girando sobre a mesma temática é algo recorrente quando você analisa bem a maioria dos filmes jovens . Se um dia houver mais criatividade e trazer algo além como política ,revolução e etc .

     8. Questionar as mudanças : De certa forma , questionar é algo que o cinema faz desde o inicio com o Laranja mecânica até filmes recentes . Esse tipo de filme deveria trazer mais uma realidade do jovem e assim segui-la com os anos , dando o tom mutante que tem o público infanto-juvenil de cada época .  


    Dentro dessa lista há varias coisas que já vi e coisas que eu espero ver em breve , o objetivo real dessa parada é trazer a questão do cinema atual e suas direções para os jovens ,seja menos disciplinador e tradicional e talvez mais ousado e com disposição ao novo . Que isso chegue a pessoas comuns ,diretores ,produtores de cinema (que são os alvos afinal ) e até você que assiste filmes de vez em quando entender porque o pessoal ignora os filmes jovens hoje . 

  OBS:   Uma coisa é que eu to focando o público jovem porque acho que é um problema grave , o bom cinema não cai nesse aspecto de idade ou clichês mas porque clássicos e filmaços sempre vão além em varias questões . Respeito a simplicidade do filmes sobre jovens mas as vezes me irrito com o resultado ou finalidade desses filmes em si .

abraços , caros leitores 

Por :


Comentários

  1. concordo, dá sempre uma impressão de eco. um faz o que outro faz baseado no anterior e assim por diante. por quê não um filme de terror brasileiro, de repente? baseado em estórias arrepiantes do folclore do interior com linguagem reconhecível. é uma ideia.

    ResponderExcluir
  2. ah, caso queria ver meu blog "quebra-cabeça" - www.rodrigomalagodi.com.br/#!blog/c1cxl

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se expressem , gritem , cornetem , comentem

Grato , blog 2 cabeças viajantes

confira :

os pontos positivos e negativos da Olimpiadas RIO 16

2C Indica: Lyrics training.com/ Lingoclip(App)