Chuvas , problemas de sempre

      

Padrão comum
      Caros amigos Paulistanos

     Sou da zona leste , chega essa época do ano na cidade e já sabemos o que vai acontecer : Enchentes , alagamentos e discursos oficiais repetidos .  É triste pensar numa cidade tão grande e que fez 462 anos ,não tem soluções a problemas crônicos que estão ai a décadas , mais por falta de vontade política do que conhecimento técnico .
     A temporada de chuva é igual todos os anos , com sua variação de força e um período complicado para uma cidade que surgiu apressada .  São Paulo teve pressa em virar gigante e se esqueceu da mínima estrutura para sua Natureza , cresceu sem respeitar os rios que foram de áreas de lazer e parte essencial para grandes esgotos a céu aberto , o porquê é tão castigada com chuvas previsíveis em áreas de margens de rios , as varzeas, as vitimas comuns sãos as marginais Pinheiros e Tiete e outras vias principais como a av Ricardo Jafet na zona sul , região da Lapa e etc .
       Outro problema constante é o alagamento continuo de Bairros nas varzeas dos rios de SP . Pauta certa dentro dos jornais de todas as emissoras é ver bairros inteiros embaixo d'agua e os prejuízos das mesmas pessoas ano após ano , sem uma ação concreta para impedir aquilo , vira rotina ; todas as regiões tem áreas que sofrem com isso e uma completa reestruturação do espaço é a saída para melhorar a vida dessa população porém no estágio da urbanização atual , é complexo desocupar regiões densamente ocupadas .
         Consequência natural dos processos de erosão causadas pelo verão , os deslizamentos de terra são comum nas áreas de morro , dor de cabeça certa ao governo na estação . O problema de habitação é o principal atrelado ao afetados da chuva na cidades , a necessidade de moradia e o afastamento gradual das pessoas do centro da cidade faz com que elas entrem em terras perto dos rios e assim gerando um problema social grave , não contido pelas ações continuas anti - enchentes / alagamentos , o resultado mais previsível é assistir a todos anos mesmos problemas sem solução .
         A solução mais usada e que se estabeleceu foram os piscinões , reservatórios para a alta dos córregos  , além da retirada dos moradores de áreas de risco . Essa são soluções parciais , resolvem momentaneamente situações recorrentes mas não são definitivas , as soluções complexas são a desocupação das margens dos rios , a despoluição dos rios , a permeabilização do solo e outras mais que dependem de projeto político , ausente nos últimos 20 anos na Capital Paulista .
       
      Já passou da hora de culpar o poder público pelo estragos de tantos anos na cidade , a chuva que é vilã ou mocinha dependendo do momento , é inocente pois andam fazendo seu papel , e o Governo Municipal e Estadual ?

Recomendação de Documentário : 


abraços e beijos , @miyoshi_niceguy

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio