22/08/2016

A Serie Jogos Vorazes , uma resenha sobre os filmes e Livros - Parte final



   Olá , meus caros

   Hoje , trago-lhes a última parte do especial sobre Jogos vorazes e seu universo literário e cinematográfico , os livros de Suzanne Collins e suas adaptações para as telonas tem qualidades inegáveis e algum problemas no roteiro  , sobre isso que vai falar os textos a seguir , espero que gostem .

    

Conclusões :

Sobre os livros :
 

    A experiência de entrar no universo de Jogos Vorazes é incrível , cada detalhe do pensamento, a ligação com o ambiente , realidade e a ideia conflitante do Eu x mundo o tempo inteiro para confundir as ações da protagonistas , os sentimentos e as falhas que envolvem a vida antes e depois da  Arena . O protagonismo feminino dentro de um contexto de guerra é  um atrativo narrativo pela construção incrível de katniss Everdeen : jovem e forte como poucos , coragem quase suicida e a sinceridade de ser indomável , isso respinga na história da mães ou dos sinais que se via dentro de Prim no último livro ; o mundo aos pés de uma garota que não tinha nada e talvez nunca desejaria tantos privilégios , trocaria isso por uma vida calma ,comum . O fator definitivo para você começar a ler é a protagonista , o desenvolver dentro de um roteiro de batalhas internas e externas .

     Um enredo que mistura política , uma sociedade extremamente consumista e imagética a pontos extremos , é certeza de narrar uma história com ponto de vista crítico tem muito a agregar o leitor .

O Ponto de , no contexto , botar uma analise de dois governos autoritários , escrachar seus fúteis cidadãos com a visão de baixo sendo representada é um ponto de partida interessante para o cenário dos livros que passa apenas parte do livro dentro da Capital , rica e alienada , faz que mostre a importância disso para a serie como um todo . Reconhecer premissas é qualificar a leitura dos potenciais jovens e adultos que consomem essa literatura .

     A trilogia , Jogos vorazes , Em chamas e A esperança , traz uma longa jornada onde o tempo é relativo , dando um tom universal a serie atrativo a adeptos de leituras longas e profundas . A temática de guerras , refúgios e o destino incerto coloca uma atmosfera para uma aventura seja para dentro da mente com uma narrativa intrigante de todos os caminhos até a guerra ,uma luta de forças que são opostas porém parecidas ; no meio disso tem a questão familiar que agarra a um passado e escolhas pesam nisso .  A ausência da marcação do Tempo se faz crucial dentro do contexto da Narrativa .

    Posso concluir que a franquia Jogos Vorazes na literatura é dentro de seu nicho de mercado , umas das melhores sendo Juvenil , jovens adultos ou na temática de uma futuro distópico , sendo umas das razões a protagonista forte , a maturidade da trama e a questão temporal na narrativa dentro da serie . Caso se encaixe no perfil de um leitor que busca profundidade , uma história de guerra ou busca inspiração feminina .

                                                         

Nota : 8.5  / 10                       

Sobre os longas no cinema :
    
          Os filmes dirigidos  por Francis Lawrence e Gary Ross , roteiros feitos com apoio da autora e feita por uma equipe de roteiristas , os longas foram sucesso comercial e de crítica mundial , pode se dizer que a adaptação é comparável as de maior sucesso do cinema . A qualidade do roteiro adaptado , junto a um bom elenco fez com que Jogos vorazes estourasse nas bilheterias e fosse conhecido por uma grande público  .
      Um dos segredos da explosão da franquia na telonas , foi saber se utilizar das ferramentas do cinema para retratar o universo da serie . Dentro das inúmeras narrativas algumas descrições de lugares incríveis como a rica capital , a arena , o distrito e etc , eram locais difíceis de se reproduzir , detalhar e isso é um ponto muito interessante quando se fala em adaptações de livros .
       No primeiro episódio da trilogia é uma apresentação muito bem feita do universo que vivia Katniss , apesar de ser um texto extremante psicológico , conseguiu se criar um equilíbrio das ações e os pensamentos soltos e confusos , além de um contexto de romance muito bem colocado para atrair os jovens , resultando num bom filme para começar , fiel e comercial .
       No segundo episódio , as resoluções do 1° filme são o fim condutor da história seja como ponte ou gancho para tal acontecimento que tem influência seja na Capital ou nos distritos . Os exemplos disso são a relação ambígua entre Katniss e Peeta , a questão do sinal de rebelião num gesto desesperado , o jogo de poder e etc ; as relações no macro parecem suspensas durante a maior parte dos dramas , no seu conjunto revelam bem o significado dos Jogos Vorazes neste filme . Pode se dizer que a continuação seja melhor que o anterior , pois sabe utilizar de todos os efeitos e consequências sem se perder no meio do caminho , abrindo bem o caminho para o terceiro .
      Na Parte final , dividida em 2 partes seja por motivos comerciais ou não , é o ponto mais profundo de todo o enredo , o mergulho de cabeça na mente e situação da protagonista como o tordo , o mundo desmoronando junto com o seu distrito e a responsabilidade em suas mãos de um futuro de um mundo inteiro ; As evoluções de personagens como Prim , Gale , Haymitch , Plutarch , Flynn e outros fazem um ciclo bem encerrado na 2 ° parte , a história se afunila no momento certo apesar de ter 7 horas somadas os 2 filmes , foi bem colocada a derrocada final até  o ápice e o fim de tudo , um final conservador que combina com o a ideia central e retomada bem do 1° filme .
       Concluindo,os filmes no geral são bons tecnicamente e bem escritos com execuções diferentes no modo de ser , por vezes é feito para ser popular ou não com o público jovem ; Carregado de ideologia , ideias políticas e retratando bem práticas históricas no macroestrutural é feito também para quem gosta de certa maturidade , enredo complexo de guerras internas e externas . Uma franquia que pode conquistar vários aspectos , levando a romântica adolescência ao adulto que cai por acaso no filme dito para infanto-juvenil , pode ser atrativo de outras faixas de público .

Nota 7/10 

Bonus :




 até a próxima , abraços 
  @miyoshi_niceguy