de olho neles #3 : Eleições 2016 , apolítica , projeto pentecostal e o antipetismo





   Olá , meus caros

   
     Depois das passagens das eleições é o momento de reflexão das consequências dos votos : eleitos ,derrotados e tendências políticas . Os vencedores desta eleição foram os conservadores e os apolíticos , por exemplo , doria , crivella , greca eleitos em grande capitais no qual a maior porcentagem dos votos foi nulos e brancos , o que isso quer dizer que  o eleitor não esta satisfeito com o sistema atual e os candidatos não parecem se esforçar para mudar este quadro de despolitização .
    

      A marca das últimas eleições em 2014 , o avanço da onda conservadora mundial , tem seus efeitos agora em 2016 e elegeu mais uma vez , vereadores e prefeitos “Tradicionais “ reagindo a politica que vinha ganhando força ( centro esquerda ) com pautas progressistas .  Os retrocessos são a marca dos que vão assumir o poder em 2017 , no geral , o crescimento do PSDB e a estabilidade do PMDB como os maior numero de candidatos eleitos , hoje os dois partidos são situação e devem alinhar junto ao governo tampão os apoio dos prefeitos para tentar melhorar sua situação de momento com pouca aprovação popular e tendo como objetivo reformas agressivas que pouco ou nenhuma aprovação pelos sindicatos e associações profissionais das áreas afetadas . O estrago causado pelos governantes que não cuidam do bem estar social , além daqueles que não respondem as demandas e as tratam como caso de policia tem uma chance de aumentar após tantas vitórias dos partidos centro-direita . 
 

      Mesmo com o combate da combalida esquerda, desfigurada pela mídia , associada com o PT e a esquerda que não se alinha no esquema eleitoral , o conservadorismo tem nomes crescendo de forma absurda como Bolsonaro , além de eleger pastores , empresário “ de bem “ e ex MBL que mostram a índole deste movimento oportunista . Aceitar que as pautas sociais perderam espaço devido a governos que visam recuperação econômica a qualquer custo é uma realidade , eles cortam os poucos direitos do povo para reequilibrar as contas (10,20% do orçamento ) para manter seus privilégios como mostram os aumentos e bolsas que que os 3 poderes tem hoje . O fato principal é que temos uma esquerda fragmentada frágil e sem apoio da favela e que a direita tomou esse papel , ironicamente , tomando os direitos dessas pessoas simples que sofrem com a crise econômica . 


      Falando sobre a tal da esquerda (PT , PSOL, PC do B , Rede ) nas eleições , visto por alguém de esquerda é que isso é centro esquerda , o único partido de esquerda ali é o PC do B , PSOL e PT abraçam projetos neoliberais com pegada social parecido como uma social democracia , rede é um partido de centro que com influência dos seus cabeças voltou se contra o atual governo do PMDB . O que a mídia tradicional abraça como esquerda é a política progressista e nacionalista  que visa o bem estar social , indo na contramão de construção de modelos anticapitalistas , distribuição justas e atendendo a demandas que estão longe de ser pauta . 
 

      Outro ponto é os tais votos nulos e brancos , citando que isso é uma corrente do pessoal anarco ou cidadão descrente do sistema eleitoral , tiveram mais votos do que os candidatos eleitos . A mensagem de falta de representatividade ou desconfiança nas eleições  , questionar a via eleitoral é justo porém mostra o atraso da questão da memória frente a questão da conquista ao voto como primeiro passo da democracia contemporânea no fim da década de 80 e de fato foi importante mesmo sabendo das escolhas erradas que fizemos nestas duas décadas seguintes , o que anda faltando é candidato ou  reformas no sistema ? 


      Uma cultura vem se crescendo dentro do cenário político que é o ser apolítico , o sujeito que não acredita em politica e diz que o meio é totalmente corrupto e vem em pessoas que estão de fora a solução do problema da sociedade . O ponto a se tocar é o significado de política que é arte de negociar, tratar  coisa que fazemos todos os dias como pedir ajuda a amigos , negociar saídas de casa quando adolescente , convencer aquele alguém especial a sair e etc , somo seres políticos por natureza e negar isso por uma serie de factoides noticiado pela TV e Jornais beira a estupidez . A solução para isso é trabalho de base, mostrar como  a política devia ser , temos uma geração que da o  poder para um empresário/Bispo  que explora milhões e só pensa em lucro e lhe dá o Estado inteiro para administrar e ganhar em cima dele .


        Falando de Bispo , pastores na política é o fato de existir uma bancada evangélica tão grande com mais de 20 anos de projeto político dentro das principais igrejas do país . O fato é que preciso representação de toda a sociedade civil dentro do congresso porém quando isso quebra a laicidade das instituições é o ponto , afinal o sujeito ligado a uma igreja entrar na política é possível , isso guiar suas decisões e impedir o avanço das questões sociais , saúde , educação parece fora do tom do que realmente devia ser  , guiada ao bem das pessoas . O tal projeto de poder construído por Edir Macedo e Cúpula é claro , eleger um presidente Evangélico em uma ou duas décadas e isso pode acontecer , sabe aquele cheiro de idade média e Estado Teocrático . 


       Temas que perdem com a bancada atuando e fariam o país melhor são o aborto como medida da saúde da mulher , a educação que respeita trans , gays e incentiva a tolerância , respeito aos cultos africanos , o fim do privilegio das igrejas cristãs como pagamento de impostos e etc . Observe que isso é só o inicio da coisa , não que tenha que se impedir a atuação da igreja mas o controle para que mantenha o Estado sobre a religião que quer utilizar os meios públicos para impor seus dogmas . Reiterando que o Estado é Laico , igreja e Estado são coisas separadas e isso não tá rolando . 


        A parte final do texto é para citar as caças as bruxas ao PT , o Anti Petismo que é o pânico exagerado aos 13 anos da Era PT plantado pela mídia e  que gerou esses pequenos soldados da ideologia . O problema é que essa numerosa massa de manobra presente nas ruas , redes sociais  e em qualquer buraco da cidade vocifera mil coisas sobre a corrupção na petrobras , crise econômica do pt , herança maldita , ofende a honra de Dilma Roussef e etc . 


       Um fato que houve corrupção em estatal , estamos em crise , o porém isso não é só culpa do PT e elas ficam cegos aos partidos mais corruptos que tomaram o poder no golpe parlamentar –jurídico de 2016 , o PMDB ,PSDB ,DEM e outros lideram com folga a corrupção de outros governos e também presente nos governos Dilma e lula . Vivem reclamando da militância do PT , porém praticam a mesma como na época do Impeachment no qual arranjavam motivos para citar o adversário a todo ponto ; Agora com a ausência do Partido devido a sua perda considerável das últimas eleições e reestruturação frente a crise , o grupo antipetista perder força e fica de vigilância , voltando ao estado natural de ódio e apolítico vendo o pais cair num mar de medidas neoliberais que destroem o Estado de Bem estar e desenvolvimentista . 


        Concluindo ,as eleições  demonstram as tendência de desastre seja pelo avanço conservador /neoliberal , o movimento apolítico que torna a situação ainda pior com a entrada de pessoas despreparadas no poder .  A resistência da centro – esquerda fica mais fraca , frente a campanha do anti petismo e qualquer projeto similar ao PT (Psol ) e repulsa as vias tradicionais da esquerda (pc do B , PCB ) mesmo com o crescimento da Rede e outras . Veremos os resultados disso para 2018 com a retomada da legitimidade no Executivo e a saída do Golpista Michel temer , quem ficará no vácuo do poder de presidente e partido dominante ?


@Miyoshi_niceguy , analisando a política nacional . 

Links : 










Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista