Resenha - documentário "Lute como uma menina " (2016)

      
 
       Olá , meus caros leitores

        Estamos aqui nessa segunda feira , vamos lhe trazer mais uma resenha de documentário ," Lute como uma menina " de Flávio Colombini e Beatriz Alonso que fala da presença feminina nas ocupações de 2015 contra a reorganização escolar de 2015 , dando lhe a voz para explicar a tua experiências aprendidas e situações que passaram neste período . Ele vem na onda de outro documentário recente " Acabou a paz , isto vai virar o Chile " de Carlos Pronzato também resenhado aqui no blog.

Resenha :
      
    O clima que acompanha todo o doc é como uma conversa olho no olho que você é convidado a sentir o que elas viveram . A intensidade de cada momento , descobertas delas e um panorama da luta da visão de jovens que tiveram o primeiro contato político nas ocupações e seus efeitos sobre organização , conhecimento do espaço e de si mesmo , isso fica bem retratado em cada fala das 5,6 estudantes que protagonizam a produção de Beatriz Alonso . 

     O propósito de dar voz as meninas do movimento secundarista mostra a cara de um novo momento social que combate o machismo e revela Elas como parte essencial do sucesso das ocupações .  Na luta contra os ataques a educação , vindo da Gestão de Geraldo  Alckmin , a organização delas se impondo e criando um ambiente de igualdade na autogestão das escolas , uma exceção dentro da sociedade . 
  

       Os temas vão se alternando e as respostas vem em blocos , alternado o Dom Fernão e Diadema , falando sobre noção política , direito a educação , feminismo , tensões na escolas e etc . A montagem do doc ficou muita boa e faz com que o ritmo seja dinâmico e te prenda nos  76 minutos , o resultado é algo que te deixa sem fôlego com tudo o que é mostrado . 

    No geral , digo que essa linha de documentários sobre movimentos atuais , no caso secundaristas  , traz uma realidade próxima , humana que tem tudo para passar a mensagem com eficiência . O trabalho de reunir esse material do Flavio Colombini e Beatriz Alonso acerta no tom , ritmo e aberto a novas realidades de luta ; As meninas são e serão protagonistas , sendo sementes de uma de época diferente nas lideranças , colocando que homens e mulheres lutam lado a lado na linha de frente dos movimentos sociais . 

NOTA : 8 /10

Assista na integra :


Links :


http://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2016/11/documentario-lute-como-uma-menina-e-lancado-no-youtube-3726.html
https://catracalivre.com.br/geral/educacao-3/indicacao/documentario-enaltece-luta-das-meninas-nas-ocupacoes-em-sp/


Espero , que tenham gostado e até a próxima 


Comentários

  1. Assisti esse documentário e ele é simplesmente perfeito. Os produtores estão de parabéns e as alunas estão maravilhosas se colocando como protagonistas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se expressem , gritem , cornetem , comentem

Grato , blog 2 cabeças viajantes

confira :

TV Aberta um verdadeiro lixo televisivo

Jogador 2 Cabeças: Mulheres, sexismo e clubinhos.