10/03/2017

Policia, da pra resolver ?

   

   Ola, meus caros 

  Nesta bela sexta, vamos falar de um assunto polêmico , a policia , seja ela militar ou civil , Estado ou prefeitura , o certo é que a truculência é uma marca principal . Extraindo o ponto chave da questão : Tem como resolver os problemas da policias de hoje ? 

Situação atual 

    Numa visão geral , os salários são baixos , a preparação da academia é ruim , a corporação é corrupta ; O resultado disso é guerra contra o "Bandido " preto e pobre , ou seja , a maior parte da população brasileira . Questionar a quem servem as policiais , se ao povo ou a um governo fascista . pelas décadas de repressão desde sua origem na década de 70 . Os números de mortos justificam o termo "Guerra " , nem outros conflitos no Oriente médio mataram tanto . 
    Na questão popularidade , o descrédito é natural ,, o povo teme ações da PM e preciso dos serviços dela . A segurança pública faz um papel ambíguo de vilão e herói , dentro da complexidade maior que esta , maniqueísta , que tanto simplificar uma questão muita ampla . 

Pensando em caminhos 

  • Investimento em formação:  Tornar a PM ou civis menos truculentos e mais capaz de diálogo e talvez não agissem, mais uma humano e sensível
  • Valorização da  carreira: Tornar a vida do policial melhor com melhores salários e planos de carreira fariam ele ter maior respeito e talvez não agissem dessa forma atual 
  • Desmilitarização: a policia com maior problemas , a militar , tendo métodos de sua origem na ditadura , sendo o combate como o forte , enfrenta problemas para adaptar-se a tempos que respeitos a direito são necessários quantos inocente morreram nessa história 
  • substituição das policias: a menos provável de todas , o fim do braço armado do Estado , é uma mudança radical . Propor guardas locais e sem conexão a federação , ligados a sua localidade , cria um laço natural a sua comunidade . 

 Conclusão 

   A policia seja civil ou militar tem jeito , na teoria tem , mudando suas práticas e desvios , há possibilidades disso . A empecilhos são a vontade política das forças públicas que gostam do modelo vigente , a dificuldade de acabar com as práticas violentas e uma mudança na mentalidade policial que é preconceituosa . 
     Desmilitarizar é uma alternativa tirar a força de repressão do Estado , que é o empecilho para avançar pela segurança pública . No geral , mudar a ideia de que a policia tem que matar e ser uma arma da repressão é o caminho para repensar a policia . 

OBS: O texto não é feito por um especialista , não venha com pedras na mão , tente pensar no que diz o texto 

até a próxima , pessoal