Os jovens e a tecnologia : a vida num clique

  

    Olá, pessoal 

   Inspirados no dia das crianças, conhecido como ontem, o texto vai falar da relação dos jovens com a tecnologia atualmente principalmente pelo viés da integração continua que aumenta a cada geração. O dia das crianças mostra o nível que o digital substitui o analógico, os brinquedos são trocados por tablets e smartphones para jogar online e a comunicação parece se adaptar as novas tecnologias cada vez mais cedo. Hoje a existência de uma garotada passa por menos objetos e mais demandas do que responsabilidades, o virtual é real, o externo é só uma distração. 

     O mundo mudou muito de uma década para outra, nasci numa década meio analógica, meio digital e sou uma prova do que era e o que esta virando a juventude. Para quem não sabe tenho 24 anos, já passei dessas fases primárias porém entendo o mundo atual que mesmo no país da Bola, o que ganhou espaço foi o computador, o virtual , o simulacro da realidade- isso não é pior ou melhor- , vivemos em tempos difíceis, isso reflete na maneira que fazemos as coisas.  O caminho das futuras crianças vai ser mais digital, rápido e integrado. 

     Algumas décadas atrás, tudo era maior e mais pesado, as memórias eram físicas como enormes álbuns fotos , quadros e objetos que tinham valor sentimental, comparando com a atualidade é bem diferente. O que você percebe é que o jovem registra sua vida online,a chamada geração selfie que mostra tudo sobre uma ótica egocêntrica, a realidade só ocorre quando sai postada nas redes sociais e o resto é rumor; Novas tendências vão surgir e tudo muda de novo, nesta geração o desapego a realidade do cotidiano é dada e o que vale e a imagem perfeitas, talvez a era da Imagem editada. 

   Outro ponto da questão social é a chamada demanda sem retribuição, a internet aumenta o modo de reclamar e ter cada vez mais voz frente muitas situações porém o defeito disso é que o público esquece o preço a se pagar por isso. Pessoas desconhecem deveres mas pedem direitos a todo tempo, é um problema que perpassa jovens e velhos mas principalmente os mais novos que não entendem o funcionamento do mundo porque ele vem filtrado pela Bolha de ego e interesse. 

    Fechando o assunto, o significado de a vida num clique vai ser essa dependência nova, que a geração atual e próximas vai ter que encarar, o risco de uma vida upada no cloud e imaterialidade da sensação, sendo mais claro esse vazio que gera a falta da ação presencial e a falta de tato com a realidade vigente mesmo que ruim, criaremos adultos mais espertos tecnologicamente mas seres humanos ruins ou talvez androides para lá do ano 4 mil. 

 É isso, pessoal 
 Até a próxima 



confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Sinto falta dos desenhos japoneses na TV