#CulturaPop n°16 : o hype da cultura Nerd


    Olá,pessoal

     Hoje temos que falar de cultura nerd/geek, o crescimento desse público é real e presente em todos os aspectos da cultura pop. Uma mudança total de atitude da década de 80 para cá , do estereótipo de pessoa esquisita até o fã de quadrinhos, cinema e séries que tem seu espaço e demanda cada vez mais das grandes empresas e serviços de streaming.

   O termo Nerd ganhou outros significados com os anos, de origem é a denominação de um grupo social que se isola por interesses como RPG, quadrinhos/ Graphic Novels e etc, fazendo clubes fechados como no Japão que tem os Otakus. A multiplicidade de ser Nerd foi para todo o conjuntos de mídias da cultura Pop como TV, Cinema e abraçando tudo como um mercado só, os apaixonados por todos esses nichos sempre consumiram e as empresas começaram a dar feedback para isso.

    A mudança da imagem do grupo social,  fez parte do avanço da cultura de massa que permeou a internet e a TV dos anos 90 para frente. Se antes era tosco, isolado o mundo fantasioso dos RPG/HQ's , pegou um aspecto agregador de toda uma juventude hoje que lê sobre e se especializa nisso como os universos de Harry Potter, Game of Thrones, Star Wars, Star trek e etc; Gerando hoje, os produtos já cultuados serem renovados pelo alcance que qualquer canone Nerd ganha pela descobertas dessas grande obras antigas e pela transformação que ocorre da Ida para os cinemas e Vídeo Games.

    Falando nas telonas, não podemos deixar de destacar o boom dos super-heróis a mais de 2 décadas que vem popularizado personagens clássicos e recentes dos quadrinhos em filmes bons, ruins e espetaculares sendo um nicho de bilheteria alta, por exemplo quanto os estúdios não ganham com essa disputa DCxMarvel x Fox , utilizando os diversos grandes nomes das Publishers e gerando muito dinheiro.

   As séries , outro porto seguro dos nerds desde os anos 70,80 , são outro ponto forte que o consumo forte dos fãs tem feito um ar novo e promissor para inúmeros produtos como as séries da Marvel e da DC, além de muitos eventos que foram adaptados dos quadrinhos para filmes de TV e uma audiência que vê no streaming, uma grande representação com seus personagens favoritos no conforto de casa.

É isso, pessoal
até a próxima

 

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.