Quinta do youtube #46 : Comentários chatos nos vídeos

 
  Olá, pessoal
 
   Hoje o tema é o tipo de fã/inscrito que faz comentários chatos nos vídeos, uma coisa comum até hoje na era do "Não mexa " na minha opinião. Acreditar na interatividade da plataforma e da proximidade com o youtuber é algo positivo, ir além e se achar na posição de impor alguma coisa é outra; o mérito aqui é entender que canal nenhum vai cortar uma pessoa da equipe pois o X fala ou parece algo que te desagrada, a exceção a um racista/machista/homofóbico , sabemos que comentários são barrados e controlados pelo próprio canal porém aparece pela quantidade as reclamações, por vezes inadequada.

   O "chato" da história é o inscrito que reclama muito e é sensível a qualquer mudança de quadro ou apresentador. Todos nós criamos algum tipo de crítica aquilo que assistimos como somos vendo o futebol de quarta ou domingo na TV, e quando expressa corretamente ajuda o programa/canal que você gasta seu tempo assistindo a crescer com o feedback positivo e negativo. O problema começa quando o ego da pessoa passa a vontade de apontar pequenos defeitos daquela produção, tem coisas que incomodam só a pessoa e fica causando uma discussão desnecessária em caixas de comentário, gerando treta com a galera que também assiste.

   O poder de demanda existe dentro da internet e o direito a comentar qualquer coisa, isso é realidade mesmo e não da para cortar essa parte da relação entre Canal/inscrito. O abuso disso é o outra situação chata de comentários de vídeos, pedir algo uma vez é ok, repetir isso 3 mil vezes, aí o role é outro; pode gerar o atendimento do pedido do público mas chateação para quem produz o conteúdo pois fica a preso a modas e conteúdos que o dono do canal não leva fé, o seu interesse em reacts, tags, talvez não seja o mesmo de quem você acompanha no youtube.

     O comentário mais complicados de todos, os senso comum e preconceituosos, o meio pode ser novo porém as ideias que chegam nele são retrógradas como numa fala machista (consciente ou não) em vídeos de mulheres falando sobre sexo, uma condenação religiosa  sobre qualquer vídeos sobre ateísmo ou outras religiões, ataque a gays em canais LGBT, ofensas a gordos e mulheres sem motivo em canais de diversidade e evoluindo hoje para o ataque a "Esquerdistas" do youtube. Todos esses exemplos confirmam quão inconveniente é a coisa de ler e controlar todas essas mensagens, o peso tóxico de uma relação desregulada público- canal, vale ressaltar o contraponto de comentários úteis e construtivos e que isso não desestimule ao seu sonho de youtube.

    Depois da apresentação dos tipos, identifique se você não é o cara da crítica sem contexto, talvez seja o cara que pede coisas chatas ao seu youtuber ou até o cara que faz a frase senso comum e preconceituosas por puro orgulho. Serve o momento da auto crítica e perceber se tem acontecido uma troca boa com os canais que acompanha, relembrando comentar é legal , o conteúdo é que tem pensado se faz sentido dentro do vídeo que você assistiu(ou deveria). O intuito não é censurar ninguém mas aconselhar a ser uma pessoa menos tóxica a internet.

É isso, pessoal
Até a próxima




  

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio