Samurai miyoshi #11 : lição n°2 - O valor das coisas


  Olá, meu caro leitor

   Hoje o tema da reflexão é o desapego, dentro da filosofia de vida Budista temos essa proposta que fala sobre a reflexão dos valores dos objetos e sentimentos,  entender a necessidade de viver com o necessário e ter uma dedicação a aprender sobre a vida pelo cotidiano.

   Essa lição é sobre o tempo de perceber o que é realmente importante no caminho, as nossas experiências nos guiam até os valores que fazem parte de nós. Somos consequências das nossas ações e como isso faz pensar o valor de cada momento e das coisas que desejamos : seja uma boa colocação num concurso, receber mais no emprego, ter aquela pessoa do seu lado ou até simplesmente mudar toda a vida do dia pra noite; tudo isso para dizer que somente quando paramos para pensar e colocar em questão, vemos se é o que procuramos ou mais uma ilusão de vida moderna.

    Nós temos a tendência a nos apegar aos objetos que vão te trazer memórias boas e ruins, isso é normal porque não somos monges que vivem isolados do mundo. Quando se propor a certo desapego é mais no plano da ideias para o físico, se livrar das necessidades que a TV te traz para chegar no cerne das questões do seu coração, as vezes você não precisa da cintura e a magreza daquela atriz ou a vida de luxo do ricaço da novela, é o processo de afastar o supérfluo para entender melhor o que acontece com você e sua autoimagem. A partir disso você percebe que precisa de menos coisas mas nunca vai largar tudo pois se vive numa cidade de um ritmo diferente.

    Outra coisa é o sentimento de felicidade que é materializado no objeto e não se percebe que aquilo é só mais uma coisa que passa pela vida cotidiana dela e  vai se perder com o tempo. Projetamos num carro, brinquedo, roupa e etc, a sensação de bem estar que esta no simples ato de viver a vida comum como uma conversa com os amigos, praticar uma boa ação, se exercitar e se dedicar a outro alguém. Pessoas creem que a posse de algo vai cobrir os vazios do espírito e a infelicidade presente numa vida sem paixão ou superficial demais.

    Não se confunda com a palavra "Valores", é uma medida, que neste caso fala se  algo é útil a sua caminhada  ou é como um excesso. O exercício básico é sempre colocar numa balança, o seu momento e avaliar a importância daquilo para o corpo e o espírito, por exemplo : escolher bem as companhias para passar o pouco tempo livre que nós sobra, preferir quem te leva para uma vida tranquila ou agregadora e afastar quem pode te trazer a caminhos escuros e incertos. Escolher por valor x ou y é uma questão pessoal , sua vivência dirá a você, como seguir a sua vida. 


dia 16/12 - Ano do Galo

   

 侍三好

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista