Samurai miyoshi #10 : Nem tudo é força

  

    Olá, pessoal
    Nesta semana trazemos mais uma reflexão do Samurai Miyoshi, o texto de hoje vai falar sobre o uso da força no cotidiano e o desejo de conquistar as coisas fora do seu tempo. Equilíbrio entre força e jeito, o modo como fazemos as escolhas diárias e como elas nos afetam, sendo o mais bruto porém consciente da delicadeza que exige certas práticas do do dia a dia.

   Existem os mais diversos tipos de pessoas no mundo, essa diferença faz que seja plural os modos de agir dentro das diversas sociedades. Uma ideia que permeia todas é a força ou sutileza, ou seja se o tratamento é baseado em respeito, decoro ou quem grita mais alto, temos uma linha que divide isso em vários planos desde o social até o pessoal , a parte que vamos abordar hoje. O meu intuito é acordar você, para a força que você pode estar fazendo nas suas relações , trabalho, faculdade, te prejudicando de algum modo.
 
    O Guerreiro treina todos os dias para ser o melhor em sua arte e isto reflete em não perder o controle de sua força pois nem todas as batalhas da vida dele vão se resolver usando os punhos ou a espada. Por isso aprendemos a ter consciência corporal e respirar bem entre os movimentos, o segredo as vezes é a precisão e a suavidade de um golpe. Levando isso para os dias atuais, vemos que confundem a arte com a pura expressão de seu ódio e violência, a arma vira uma geradora de sangue e não um guia para a vida.

    Para uma vida mais equilibrada é necessário botar na balança suas ações, as vezes perdemos a noção de como nos esforçamos para coisas pequenas e desistimos de objetivos que tem muito valor para nós. Na vida corrida, temos pouco tempo para reflexão e fazemos ações impulsivas que trazem prazer instantâneo porém torna a nossa realidade sem controle dos nossos sentimentos, por vezes queremos tanto uma pessoa ou objeto que não temos pudor de agir de forma mesquinha para conseguir o nosso objetivo. Depois, perdemos interesse porque não era algo que realmente queríamos e sim, uma vontade passageira, saber o que quer e buscar sem se desviar faz parte do ensinamento de saber valorizar as coisas certas.

     Para os mais brutos, sempre saber equilibrar com um lado mais humano e entender que certas pessoas tem um grau de sensibilidade maior e que possivelmente se machucarão ou ofenderão se você for ríspidos com eles. Tente encontrar pessoas iguais a você e use a sua virilidade quando apenas for necessário, controle sua fúria e lembre-se de não descontar nas coisas e aqueles que estiverem ao ser redor.

    Fechando o assunto, temos que aprender o poder da força e quando usa-lo, nem todas as situações pedirão um braço forte ou uma arma em punho mas uma mente calma que sabe lidar com as mais diversas dificuldades. Os antigos Guerreiros ou os Homens contemporâneos tem problemas parecidos seja em se relacionar , trabalhar ou estudar; todos eles tem que saber ser fortes ou delicados em momentos diversos e a reflexão dirá quando cada lado da alma tem que aparecer.


dia 2/12 - Ano do Galo
   

 侍三好
   

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio