Quinta do youtube #53 : Booktube, incentivo a leitura dos jovens



   Olá pessoal

   Mais uma quinta e vamos continuar falando de nichos do youtube, agora é a vez do Booktube que é bem presente na plataforma a alguns anos. O efeito disso é o aumento do hábito de leitura no maior público do site que são os adolescentes e jovens adultos, atraindo também editoras e autores para dentro de canais e parcerias.

  O número de canais que falam sobre livros( lançamentos,resenhas,book hauls e outros projetos) aumenta e faz parte de uma onda de cultura nerd que se popularizou e se estabeleceu na rede. O espaço para mostrar suas leitura, indicar livros e fazer resenhas foi crescendo e se tornando uma comunidade atuante que saiu apenas do universo geek para abranger romances, não ficção, terror e principalmente livros de escrita pois muita gente começou a se interessar  por escrever.

   O sucesso dos primeiros canais trouxe alguns autores e leitores para falar de sua paixão e experiência, como nos canais de cinema e series que falamos semana passada, traz uma analise menos requintada e mais próxima da sensação do público geral. O fator de empatia do audiovisual é um ponto a mais nessa relação de analista - espectador ou booktuber - leitor , podem ser livros novos ou antigos, tendendo a ser os que estão bem no mercado editorial ou de escritores com algum crédito no momento; isso também não descarta a possibilidade de analisar ou promover livros de autores iniciantes ou menos conhecidos.

    O cenário atual passa pela crise de criatividade do que foi estabelecido, o caminho do booktubers parecem passar por uma necessidade de mudança. O acomodamento do público e o natural baixa do setor faz com que muitos canais tendem a ser mais inventivos na abordagem de temas e na construção das resenhas ou trazer outras mídias como a analise de adaptações dos livros para series e filmes que ocorrem a muito tempo, mas agora temos uma base de analise na comparação entre as duas mídias.

   A união do mercado editorial e do trabalho dos canais parece promissor e faz parte da mudança do hábito de leitura que tem vindo com o início da leitura e consumo de livros pelos baixinhos e adolescentes que começam com seus ídolos da internet e depois crescem para desenvolver seus gostos pessoais. Por mais que se critique "Livros de youtuber" , parecer ser o incentivo mais forte a leitura do que esta sendo feito pela sociedade e Estado que não se esforça para trazer o acesso a cultura a população.

   É isso, pessoal
   Até a próxima

  
 
   

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista