FHM #69 : Os quatro grandes do Rio

     

      Olá pessoal 

       Nesta quarta de FHM vamos destacar os grandes do Rio de Janeiro, futebol tradicional que se transformou numa bagunça no regional e frustrante nos outros torneios. De certo modo, há uma crise instalada no futebol carioca devido a federação e as péssimas administrações dos clubes que leva a fama dos 4 grandes a ser chacota dos outros. 

      O quarteto Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo tem na sua rivalidade, um longo histórico de vitórias,derrotas que marcaram os períodos de domínio com a brincadeira "Maior do Rio", craques polêmicos e a construção de Ídolos que perduram até hoje. Suas Histórias separadas são grandes, no entanto, a força deles é a representação do Rio no futebol nacional, todos que enfrentam esses times tem noção do tamanho da tradição carioca. 

      O único grande sem sua casa é o Flamengo, um times de maior sucesso nunca construiu uma arena pra si, tinha o Maracanã como templo mas não como lar definitivo. Piorou a situação com as inúmeras reformas do Estádio tendo que alugar arenas fora do Estado e virando um nômade do futebol nacional, no Brasileirão foi algo aceitável porém no campeonato carioca, é um pouco estranho. É uma situação que poderia já ter sido resolvida, em algum momento mais favoráveis economicamente. 

      O flerte com as divisões abaixo existe com as Serie B do Vasco e Botafogo, além da polêmica da virada de mesa do Fluminense que nunca pagou a B apesar de disputar a Serie C. Os momentos de baixa em geral resultam na crise onde já foram rebaixados Vasco,Botafogo e Fluminense, parte da história vivida por seus torcedores. 

      Um aspecto geral de todos é a crise financeira que afeta fortemente 3 dos 4, a exceção é o Mengão que tem um bom patrocinador mas já o resto sofre para pagar salários e ter reforços. Os elencos são bem pobres, de modo geral, mesmo o Vasco na Libertadores tem um time limitado, o Fogão tem a mesma base de time esforçado de Jair Ventura, o Flu sofreu desmanche e tem time de garotos e esperando muito do Abel Braga. O Fla tem um elenco estrelado na contramão de todos. 

      Dentre tanto fatos ruins é importante ressaltar pontos positivos com uma estabilidade dos time na primeira divisão, as conquistas recentes e a sobrevivência apesar do empobrecimento do futebol no Estado. O Rio nunca tem menos de 3 representantes na Serie A, a variante é um dos 4 cair para B e dentre eles sempre alguma conquista nacional de tempos em tempos como foi o Flamengo Campeão Brasileiro ou conquistas da copa do Brasil. Isso em meio ao desmando de federação que faz um regional ruim e deixando os times menores sem competitividade como o Volta redonda na C e o Macaé na D. 

     É isso, pessoal 
     Até a Próxima 

    

         

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista