Samurai Miyoshi #20 : Passado, presente e futuro

      
      
        Olá pessoal

      O tema do Samurai Miyoshi dessa semana é a noção de tempo e temporalidade mental, como enxergamos todos os tempos a nossa volta : passado, presente e futuro. A nossa percepção sempre se foca em um dos lados, por poucas vezes no meio, quer dizer vivem no passado ou no momento futuro e poucos momentos no presente.





     Bem vindo, mais uma vez ao Dojo


     Esta sessão de reflexão é sobre o tempo, elemento que flui por entre nossos dedos e influência todo o modo como vivemos. O pensamento humano interpreta a passagem do tempo medindo em ordem cronológica dia 1,2,3 e em anos 1,2018, 585 a.c. ou psicológica, basicamente sentimos o tempo no relógio, com o aparecer do sol e da lua, das colheitas e estações do ano.

      Outro aspecto relevante é a direção que tomam os pensamentos, há Homens que se prendem ao passado como âncoras, outros que se prendem ao futuro como balões que nunca tocam o chão e os  que sobram que ficam no presente como alguém que aprecia a caminhada na estrada. Cada uma das decisões reflete uma posição que tomamos enquanto vivemos, para qual lado guia a existência das pessoas e tem seus pesos particulares.

    No contexto de hoje, temos 3 consequências disso que são a depressão, ansiedade e a estagnação, todas vindas do excesso de pensamentos em cada um. A Depressão vem com a ligação com o passado, memória e tristeza, a ansiedade vem com a insegurança do momento futuro e a estagnação é o comodismo que prende os homens de pensar algo maior .

    No Caminho, o equilíbrio dos pensamentos em ações para para o momento presente, anterior ou posterior faz com não se caia nas armadilhas de ficar preso na nostalgia e não avance, de esperar o futuro que nunca vem e parar de lutar e o acomodar de uma vida pé no chão ao extremo. Tudo isso é importante para que sua trajetória seja boa, completa em sua experiência ,fazendo com que sua relação com tempo seja saudável e te guie de forma tranquila pela vida.

dia 05/05 - Ano do Cachorro

 侍三好

      É isso, pessoal
      Até a próxima 

      

Comentários

confira :

TV Aberta um verdadeiro lixo televisivo

Jogador 2 Cabeças: Mulheres, sexismo e clubinhos.