FHM #82 : Jogar na seleção é mais difícil ?


     Olá pessoal 

    O tema de hoje tem a ver com a Copa do mundo e os principais jogadores do mundo, as críticas que sempre existem aos craques que não correspondem em competição internacionais pelo seu retrospecto de seus clubes. Poucos foram os que conseguiram chegar a ser bons na sua carreira de clubes e seleções, por que é tão difícil igualar o potencial com a camisa da sua seleção ? 

     O peso da camisa, de uma nação inteira que deposita sua fé em você, parece uma tonelada dependendo de onde você joga e isso explica porque duvidaram de nomes como Messi, Kaka e outros que tiveram o insucesso sendo protagonistas de seus esquadrões seja numa Copa do Mundo, Olimpíada, Copa America, Eurocopa e etc. O mesmo processo que passa o Menino Neymar que é cobrado muito por rendimento, levar o Brasil nas costas como as grandes seleções tem um fardo que nem todos os bons jogadores querem assumir ou lidar com as consequências de uma falha num momento decisivo.

     A configuração e o tempo de treino fazem que o desempenho com a Camisa de qualquer seleção tenha a ver com a personalidade e mentalidade de cada um, tem os que lidam bem com esse peso e outros que tem dificuldade de jogar sendo pressionados para serem destaque em times estrelados. Grandes times perderam  Copas e campeonatos em dias que seu maior jogador sumiu, a famosa pipocada que marca a vida de muita gente no futebol, é difícil explicar como o camisa 10 de um grande time ou um goleiro em fase inspirada falham e entregam partidas em momentos históricos de mais de um século de esporte profissional.  

     Escolher ou ser escolhido como esperança nacional é com certeza o maior desafio do atleta de alto rendimento pois a cobrança é cruel, pior que as pancadas da marcação são as manchetes e acusações de corpo mole. O fato é que o estilo nebuloso e manipulador de Neymar fazem dele quase vilão quando colocado como holofote, a estrela da geração não tem a mesma sorte dos seus antecessores com os elencos e as proteções que já foram maiores na seleção. 

    Não importa a camisa, tem jogadores que nascem com destino de brilhar e ser ídolo para sua seleção e times que passar e outros que serão lembrados mas sem nunca conquistar nada em competições mundiais. Por isso quando questionar sobre Messi nunca ganhar uma copa do mundo, Ibra nunca ganhar uma Eurocopa e outros exemplos, lembre-se que apenas talento não garante troféus mas uma cabeça forte e saber lidar com a pressão além de um pouco sorte para entrar na História do futebol como foram Carlos Alberto, Cannavaro, Maradona, Paolo Rossi e Cia Limitada. 

   É isso, pessoal 
   Até a próxima 

 

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio